Você será responsável por continuar auxiliando o processo de organização da empresa Comfort Pés. Agora, o Desafio é elaborar um relatório que identifique e relacione cada uma das fases (considerando toda a evolução da empresa) com os cinco mecanismos de coordenação apresentados pelo autor Henry Mintzberg.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em seu relatório, é necessário considerar que a relação da estrutura organizacional da Comfort Pés com os mecanismos de coordenação presentes na teoria de Henry Mintzberg se dá da seguinte forma:
FASE 1: A empresa apresenta uma estrutura simples - apenas a fundadora, Maria Cosme, atua na produção e em todas as demais atividades da Comfort Pés. Em relação à supervisão, esta ocorre de forma direta.
FASE 2: A líder da empresa começa a notar um aumento nos pedidos, o que faz com que ela contrate uma colaboradora. Aqui, pode-se identificar a configuração básica da burocracia mecanizada, em que se inicia a fase da padronização dos processos.
FASE 3: Nesse momento, com o constante aumento dos pedidos, há a necessidade de contratar novos colaboradores. Aqui fica claro que a empresa está na configuração de burocracia profissional, caracterizada por uma padronização de habilidades.
FASE 4: Percebe-se que a Comfort Pés apresenta a configuração de forma divisionalizada, momento em que se observa uma divisão das atividades presentes na estrutura da empresa, em um sistema de produção mais profissional.
FASE 5: Nota-se uma expansão da estrutura da Comfort Pés. É possível observar que ela passa a oferecer mais produtos, com linhas diferenciadas de produção. A empresa se encontra na configuração denominada de adhocracia.
Conhecer as fases da empresa, bem como todas as suas características, permite aos profissionais saber a melhor forma de lidar com a sua estrutura e de obter resultados superiores em sua gestão.
Explicação:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO