Biologia, perguntado por sahmschneider, 1 ano atrás

Você sabe que há dois tipos de vasos condutores de seiva, os vasos lenhosos e os vasos liberianos, que conduzem tipos diferentes de seiva, a bruta e a orgânica. Então, responda:
a) Os pulgões, insetos que se alimentam da seiva das plantas, espetam suas trombas sugadoras em que tipo de vasos?
b) A erva-de-passarinho é uma planta que possui clorofila e faz fotossíntese, mas vive sobre árvores e, com suas raízes finas, retira delas parte da seiva. Já o cipó-chumbo é uma planta sem clorofila que também retira seiva das árvores sobre as quais se instala. Que tipo de seiva cada um dessas plantas retira?

Soluções para a tarefa

Respondido por AMKResponde
340
A) Os pulgões se alimentam do floema, onde sugam uma solução açucarada rica em glicose
B) A erva-de-passarinho não possui raízes capazes de extrair água do solo, por isso elas se adpataram em haustórios que conseguem sugar água do xilema da planta hospedeira. Por isso ela é chamada de hemiparasita.
O cipó-chumpo é aclorofilado e por isso não faz fotossíntese. Como consequência suas raízes se desenvolveram em haustórios adaptados para a extração da solução rica em glicose dos vasos liberianos. Por isso o cipó-chumbo é chamado de holoparasita
Respondido por mayaravieiraj
36

A) Os pulgões e demais insetos se alimentam da seiva das plantas, do floema, e desta substância conseguem sugar uma solução nutritiva de característica açucarada, que é rica em glicose.

B) Como sabemos, a erva-de-passarinho não possui raízes que sejam profundas a ponto de serem capazes de tirar água do solo e, por conta disso, se adaptaram de modo a sugar água do xilema da planta hospedeira, sendo assim uma planta hemiparasita.

Acerca do cipó-chumbo, sabemos que é um indivíduo aclorofilado e que por conta disso, não faz fotossíntese. Suas raízes são adaptadas para a extração da glicose dos vasos liberianos.

Leia mais sobre esse assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/14608326

Anexos:
Perguntas interessantes