Você sabe o que são ATM e DTM?
Por Odontoprev em 04 de Agosto de 2017
“ATM” é a sigla para Articulação Temporomandibular, a articulação que liga nossa mandíbula ao crânio.
Problemas na ATM geralmente apresentam diferentes sintomas que incluem fortes dores de cabeça,
similares a uma enxaqueca, dores de ouvido e atrás dos olhos, dores e dificuldade ao fazer movimentos
mais bruscos com a boca, flacidez dos músculos da mandíbula e mandíbulas que travam ou saem
do lugar. Todos esses problemas são classificados normalmente como DTM: Disfunção da articulação
Temporomandibular. A DTM tem como uma das principais causas o estresse e a ansiedade, e por isso
também está diretamente ligada ao bruxismo, hábito de ranger os dentes. A DTM não tem cura, mas
pode ser tratada e controlada.
A partir do texto motivacional e baseando em seus conhecimentos, redija um texto dissertativo-argumentativo
em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema :O impacto de uma má
saúde bucal na vida das pessoas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Treinamento funcional e seus benefícios
Durante o treinamento funcional o corpo passa por uma série de atividades que simulam a rotina diária. Dessa maneira os acessórios como medicine ball, plataforma de equilíbrio e minitrampolim são usados para aumentar a precisão de movimentos como: correr, pular, equilibrar, escalar e andar.
Surpreendentemente, além da definição muscular os praticantes de treinamento funcional conquistam outros benefícios depois de algum tempo. Os principais são:
- Otimizar a coordenação motora;
- Acelerar o metabolismo;
- Aumentar a flexibilidade;
- Fortalecer os músculos do CORE (região que compreende abdômen, lombar e pélvis);
- Proporcionar ganho de força e resistência muscular.
Vale a pena lembrar que, justamente, por usar tantas nuances, o treinamento funcional frequentemente é incluído na rotina de atletas. Essa prática pode ser feita por indivíduos de todas as idades uma vez que as aulas unem princípios da fisioterapia e reabilitação corporal em exercícios que fortalecem articulações, ligamentos e tendões. Em suma, o desenvolvimento da consciência corporal reduz os riscos de lesões e problemas relacionados ao sedentarismo e excesso de peso.
1. Assinale a melhor definição para treinamento funcional:
5 pontos
(A) Exercícios que simulam os atos esportivos.
(B) Exercícios que simulam atividades do dia a dia das pessoas.
(C) Exercícios de musculação com aparelhos diferentes.
(D) Exercícios aeróbicos no ambiente fechado.
2. Principal objetivo do treinamento funcional:
5 pontos
(A) Treinar atletas de halterofilismo.
(B) Treinar atletas de futebol.
(C) Treinar o indivíduo para desempenhar, com eficiência, suas tarefas diárias...
(D) Treinar o indivíduo para melhorar sua flexibilidade.
estou na dúvida na alternativa de educação física eu lir o texto duas a três vezes e estou com mendo de tira um outro zero eu pensei de i na alternativa (a) da 1 e na (b) 2 mais estou comendo de erra dou 10 pontos pra que me ajuda
Resposta:
De acordo com o artigo 196 da Constituição Federal de 1988, a saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais, o acesso igualitário de todos os indivíduos aos programas e serviços de Saúde. No entanto, principalmente no que tange às sociedades mais carentes brasileiras, percebe-se que, essas carecem de políticas públicas e ações estaduais voltadas para a promoção de serviços destinados à saúde bucal desses cidadãos. Como consequência, tem-se o impacto de uma má higienização e tratamento dentário na vida dessas pessoas . Nesse ínterim, medidas são necessárias para reverter essa situação.
Devido à falta de recursos econômicos municipais destinados à área da saúde, há um baixo desenvolvimento de políticas públicas essenciais para garantir o acesso a todos os indivíduos, principalmente em áreas subdesenvolvidas brasileiras, à saúde bucal e tratamento de limpeza, por exemplo .Como consequência, esses indivíduos sofrem com doenças bucais, como por exemplo,gengivite, placa bacteriana e cárie; já que não possuem condições financeiras para pagar seus tratamentos em consultórios odontológicos. Nesse sentido, faz-se necessário que o governo destine mais verbas públicas para estas cidades.
Em segunda análise, cabe avaliarmos os principais impactos sociais que essas doenças podem causar na vida dos indivíduos, caso não realizem exames em dentistas. Como por exemplo, cita-se a baixa autoestima decorrentes do aparecimento de problemas visíveis na boca e nos dentes, além de dores e agravamento de infecções e inflamações bucais. Outro fator a ser analisado, é a falta de contratação em empresas e em diversos tipos outros trabalhos que exigem uma maior comunicação entre os funcionários, já que nas entrevistas os gerentes avaliam questões estéticas e profissionais dos indivíduos.Diante disso, é necessário que as pessoas realizem "checkup" dentários periódicos em clínicas especializadas.
Diante dos fatores supracitados, é necessário que o governo federal disponibilize mais recursos financeiros para os hospitais públicos em áreas mais precárias da sociedade, a fim de que esses realizem atendimentos e projetos mais eficientes destinados à saúde bucal daquela população, para que não falte equipamentos para a realização desses.
Além disso , as instituições estaduais devem promover campanhas públicas de cunho social para a incentivavo de todas as pessoas a realizarem cuidados especiais nos dentes , para que transtornos futuros não possam aparecer. Com essas medidas , os impactos de uma má saúde bucal na vida dos indivíduos serão minimizados