Você retira do forno uma torta de maçã e
deixa esfriar por alguns
minutos. Ao tocar na crosta
crocante, você percebe que já
está fria. Mas ao morder a
torta, percebe que o recheio
ainda está quente. O que
você conclui sobre os calores
específicos da crosta e do
recheio? Explique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
O calor especifíco seria basicamente a quantidade necessária de calor que o corpo deve absorver ou liberar para alterar sua temperatura em 1°C/K ou F, considerando um 1g de massa, vai depender do sistema que você está utilizando.
A parte com recheio está mais quente que a parte sem recheio, poderiamos associar a parte da transmissão por meio de condução, mas isso é um pouco mais a frente e isso não é necessário para a resolução dessa questão, obviamente que entendendo isso você saberia realmente o que estaria acontecendo, mas vamos lá.
O motivo para o recheio possuir uma temperatura maior é por causa que ela possuí consequentemente um calor específico menor doque da crosta, pois percebá que a temperatura dele variou mais que a da crosta, consequentemente já que ambas foram submetidas a uma mesma quantidade de calor, poderiamos sim fazer essa afirmação.
O calor específico da crosta é maior que o do recheio, sendo assim necessita de mais calor para sua temperatura variar.
Por sinal...A transmissão que está ocorrendo é por meio de condução, então as partículas de um sólido iriam vibrar com mais intensidade e mais amplitude quando submetidas a uma quantidade de calor, fazendo com que essa vibração seja emitida para as mais próximas, e com a emissão irá diminuir cada vez mais sua energia cinética. Poderiamos explicar dessa forma também o motivo da crosta possuir menor temperatura que o recheio.