Você recebeu uma solicitação para realização de Hemograma Completo e sorologia para Dengue no Laboratório em que trabalha. No pedido do exame, além dos dados do paciente, a indicação clínica informava “febre e mialgia”. Ao passar o sangue coletado em EDTA no equipamento e realizar a hematoscopia corada pelo Giemsa, você liberou o seguinte resultado, antes da conclusão da sorologia solicitada:
SÉRIE BRANCA
WBC: 15.600/mm3 (4000 a 1000/mm3)
Basófilos: 0% (0 a 1%)
Eosinófilos: 2% (2 a 4%)
Mielócitos: 0% (0%)
Metamielócitos: 4% (0 a 1%)
Neutrófilos bastonetes: 12% (1 a 4%)
Neutrófilos segmentados: 64% (55 a 65%)
Linfócitos: 12% (25 a 35%)
Monócitos: 6% (6 a 8%)
SÉRIE VERMELHA
RBC: 5,2 x 106/mm3 (4,5 a 6,4 x 106/mm3)
Hematócrito: 42,3% (40 a 54%)
Hemoglobina: 14,1 g/dL (12,5 a 16,5 g/dL)
Observações: normocitose e normocromia.
PLAQUETAS
Contagem de plaquetas: 280.000/mm3 (150.000 a 450.000/mm3)
PERGUNTA-SE:
A) Levando em consideração as alterações reacionais dos leucócitos, é possível dizer que o hemograma do paciente é compatível com infecção pelo Dengue Vírus (DENV)? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O que são leucócitos?
Leucócitos, ou glóbulos brancos, são células de proteção produzidas pela medula óssea com a função de defender o organismo contra doenças, infecções e alergias.
Os leucócitos são uma parte importante do sistema imunológico e a sua contagem avalia a resposta do organismo à diferentes doenças - especialmente as causadas por vírus ou bactérias -, à infecção pelo HIV e aos tratamentos radioterápico e quimioterápico.
O exame de leucócitos também pode identificar diversos tipos de leucemia, além de acompanhar a função da medula óssea.
Tipos de leucócitos
Há cinco tipos principais de leucócitos - linfócitos, neutrófilos, eosinófilos, basófilos e monócitos - sendo que cada um desempenha diferentes papeis na proteção do organismo.
Os linfócitos, por exemplo, representam cerca de 25% do total de células brancas no sangue, mas seu número costuma variar bastante.
Já os monócitos destroem bactérias e outras partículas estranhas e representam entre 2% e 8% do total de leucócitos.
Os seus tipos normalmente são analisados separadamente quando é solicitado o exame com contagem diferencial dos leucócitos, enquanto o número total pode ser obtido numa contagem simples.
Quando o exame é pedido?
A contagem de leucócitos ou a contagem diferencial de leucócitos normalmente são pedidas como parte do hemograma completo (exame de sangue simples). Ele pode ser pedido para verificar o estado de saúde geral do paciente, para monitorar a recuperação de doenças, entre diversas outras razões.
Explicação:
então sim