Você recebe o seguinte bilhete do seu chefe: "Certas planilhas não estão certas." A repetição do termo "certas" é um pouco incômoda, não é mesmo? Mas a repetição não está incorreta, pois algumas palavras podem gerar sentidos diferentes, dependendo da posição que ocupam na frase. Pense mais sobre isso a partir das duas frases a seguir:
" A VERSÃO APRESENTADA À IMPRENSA NÃO É EVIDENTEMENTE FALSA."
"EVIDENTEMENTE, A VERSÃO APRESENTADA À IMPRENSA NÃO É FALSA"
Em ambas as frases, o advérbio "evidentemente" estabelece o mesmo pressuposto? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta:PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Não, o advérbio "evidentemente" não estabelece o mesmo pressuposto nas duas frases.
Na primeira, o advérbio refere-se exclusivamente ao adjetivo "falsa", instaurando o pressuposto de que a versão pode até ser falsa, mas essa falsidade não é evidente.
Na segunda frase, "evidentemente" refere-se à oração inteira, instaurando o pressuposto de que a versão não é falsa e que essa opinião do enunciador é consensual, claramente aceita por todos.
Nas frases observadas o advérbio "evidentemente" foi empregado em posições diferentes, fazendo com que as sentenças apresentem sentidos completamente distintos.
Na primeira frase o advérbio "evidentemente" aparece no final da frase se relacionando à palavra "falsa". Deste modo, ao utilizar o advérbio em tal posição, o sentido compreendido é de que a versão dada à imprensa é de fato falsa, mas não de maneira evidente.
Já na segunda frase, o advérbio "evidentemente" aparece no início da frase, sendo relacionado à "versão apresentada à imprensa". Deste modo, o sentido compreendido nessa configuração é de que a versão apresentada à imprensa não é falsa, e que tal constatação é evidente.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/31645270
![](https://pt-static.z-dn.net/files/d2b/595286254a4dcb551fc94463206dba3b.png)