Você precisa desenvolver o jogo Pedra-Papel-Tesoura em código C.
As regras do jogo:
Pedra ganha da tesoura
Tesoura ganha do papel
Papel ganha da pedra
No jogo, o usuário deve enfrentar o computador.
Você precisa representar cada jogada com números inteiros:
1 - Tesoura
2 - Pedra
3 - Pedra
Para representar a jogada do computador deve ser gerado um valor randômico entre 1 a 3.
O desafio é criar um jogo com rodadas melhor de 3, ou seja, o jogo só pode acabar quando o jogador ou o computador vencer 3 partidas.
Mostre o placar do jogo a cada rodada.
Soluções para a tarefa
Resposta:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <time.h>
int main(){
//Pedra ganha da tesoura (amassando-a ou quebrando-a).
//Tesoura ganha do papel (cortando-o).
//Papel ganha da pedra (embrulhando-a).
int computador,jogador;
printf("\n***Bem vindo ao Pedra-papel-tesoura***\n");
printf("Voce jogara contra o computador.....");
printf("Escolha sua jogada: \n");
printf("1 - Tesoura\n");
printf("2 - Papel\n");
printf("3 - Pedra\n");
printf("Sua jogada: ");
scanf("%d",&jogador);
srand(time(NULL));
computador= 1 + ( rand() % 3 );
printf("O computador jogou: %d\n",computador);
if(jogador<1 || jogador>3){
printf("Jogada invalida!!\n");
}
else{
if(jogador==computador){
printf("Empate!!\n");
}
else{
if(jogador==1 && computador==2){
printf("Voce venceu!\n");
}
if(jogador==1 && computador==3){
printf("Voce perdeu!!!\n");
}
if(jogador==2 && computador==1){
printf("Voce perdeu!!\n");
}
if(jogador==2 && computador==3){
printf("Voce ganhou!!!\n");
}
if(jogador==3 && computador==2){
printf("Voce perdeu!!\n");
}
if(jogador==3 && computador==1){
printf("Voce ganhou!!!\n");
}
}
}
printf("Fim do jogo!!!\n");
return 0;
}
Explicação: