História, perguntado por walacesteinp63u3a, 10 meses atrás

 

Você possui 1 mensagem(ns) não lidas1

 História Moderna

Adg3 - História Moderna

Informações Adicionais

Período: 13/04/2020 00:00 à 13/06/2020 23:59

Situação:

Ir para atividade

1)
“A novidade de Hill consistiu em ele introduzir um terceiro elemento nesse conflito. Já o vemos presente na Revolução Inglesa de 1640: são as classes populares. Marxista, Hill recusa a ideia de um conflito de classes tendo por protagonistas apenas a burguesia ascendente e a aristocracia em declínio, e com os demais grupos sociais "bestificados". Tradicionalmente se comentava que os mais pobres haviam ficado do lado do rei, cuja caridade os amparava. Em O Mundo de Ponta-Cabeça vemos como isso é falho: se existe às vezes uma lógica em os oprimidos preferirem a opressão menor e burocrática (anglicana) à maior e burguesa (presbiteriana), o fato é que eles não se limitam a escolher o mal menor numa luta entre classes que aspiram a dominá-los; eles também têm o seu discurso próprio, a sua luta contra a dominação de classe.”
O texto aponta para uma percepção do trabalho dos historiadores, qual seja:
Alternativas:

a)

Historiadores sempre produzem novidades em função de novas pesquisas, o que nos leva a concluir que a História não é uma ciência.

b)

Nem sempre os pobres ficam ao lado dos poderosos, pois preferem ter projetos próprios de poder, o que explica o sucesso dos projetos populares na Revolução Puritana inglesa do século XVII.

c)

As camadas populares sempre usaram a religião para justificar suas ações contra os poderosos.

d)

Nas pesquisas históricas novas descobertas e novas abordagens podem resultar em novas interpretações sobre processos históricos.

e)

A luta de classes coloca como alternativa às classes populares a acomodação frente ao domínio da burguesia.

2)
“Mais ou menos entre 1645 e 1653 procedeu-se na Inglaterra a uma enorme contestação, questionamento e reavaliação de tudo. Foram questionadas velhas instituições, velhas crenças, assim como velhos valores.”
Entre as velhas crenças citadas pelo autor, podemos citar:
Alternativas:

a)

O poder do clero puritano.

b)

A influência da nova burguesia.

c)

O poder absoluto dos reis.

d)

A crença dos camponeses na religião.

e)

A crença nas propostas dos niveladores.

3)
“Nosso período começa quando o Parlamento parecia haver triunfado sobre o rei, e a pequena nobreza e os grandes comerciantes que tinham apoiado a causa parlamentar durante a guerra civil esperavam reconstruir as instituições da sociedade segundo os seus próprios desejos e impor os seus valores. Se nisso não tivessem sido bloqueados, a Inglaterra poderia ter passado diretamente para algo parecido com a institucionalização política de 1688 — isto é, soberania parlamentar, monarquia limitada, política externa imperialista, em suma, um mundo seguro e lucrativo para os homens de negócio.”
O autor afirma que um determinado processo histórico foi bloqueado no período que se seguiu à Revolução Puritana. A causa dessa afirmação foi:
Alternativas:

a)

A Revolução Gloriosa, de 1688.

b)

A vitória dos puritanos, em 1649.

c)

A desestabilização provocada pela invasão dos escoceses, em 1679.

d)

A ação revolucionária dos niveladores.

e)

A restauração da monarquia com Carlos II, em 1660.

4)
“Bruno não queria submeter-se à aceitação passiva da ortodoxia escolástica, que conheceu no convento dominicano de Nápoles e que constituía a ciência oficial da sua época. Essa ortodoxia tinha sido formulada, nos seus princípios essenciais, pelos teólogos e filósofos da Idade Média, quando integraram num todo unitário as doutrinas provenientes da revelação dos textos bíblicos e o pensamento racional aristotélico.”
Considerando a leitura do texto e seus conhecimentos sobre a Revolução Científica do século XVII, indique a alternativa correta.
Alternativas:

a)

Giordano Bruno propagandeou as ideias de Copérnico em função de sua aliança com os protestantes ligados a Lutero.

b)

Descartes foi o grande incentivador da obra de Giordano Bruno, que viu em seu professor sua grande inspiração.

c)

Bruno negou o racionalismo grego e aristotélico, pois ele não contemplava uma visão geocêntrica do universo.

d)

Giordano Bruno não teve atitude passiva diante do pensamento dominante de sua época, vindo a ser condenado à morte pela Igreja Católica.

e)

Copérnico e Bruno, em seus estudos conjuntos, negaram o pensamento escolástico e interpretaram os movimentos da Terra a partir de suas observações.

Soluções para a tarefa

Respondido por veteranochn
2

Resposta:

abcde com toda certeza

Respondido por felipeesanto
6

Resposta:

1D; 2C; 3E; 4D

Explicação:

Adg3 - História Moderna - corrigida pelo AVA (06/2020)

1. d)  Nas pesquisas históricas novas descobertas e novas abordagens podem resultar em novas interpretações sobre processos históricos.

2. c)  O poder absoluto dos reis.

3. e)  A restauração da monarquia com Carlos II, em 1660.

4. d)  Giordano Bruno não teve atitude passiva diante do pensamento dominante de sua época, vindo a ser condenado à morte pela Igreja Católica.

Perguntas interessantes