Você poderia deduzir a origem das desigualdades nas cidades? Justifique
Soluções para a tarefa
Resposta:
Origem - A origem da desigualdade estava na relação desigual de forças em que a burguesia, mais forte e dona dos meios de produção, explorava o trabalho do proletariado, classe social mais fraca e dona apenas de sua força de trabalho, expropriada pela burguesia.
Algumas das causas da desigualdade social: Má distribuição de renda – e concentração do poder; ... Falta de investimento nas áreas sociais, em cultura, em assistência a populações mais carentes, em saúde, educação; Falta de oportunidades de trabalho.
Resposta:
A divisão do trabalho gerou a origem da desigualdade nas cidades desde muito tempo, pois essa divisão foi se tornando mais complexa por, idade, gênero e força física, e dessa forma era definido o papel social de cada pessoa. E com isso os homens mais fortes assumiam o papel de caçadores e protetores das aldeias, ficando dispensados de exercer atividades primárias. Assim, os caçadores passaram a gozar dos privilégios e a desempenhar o papel dos governantes. E constituída essa nova divisão de poder, os tributos passaram a ser cobrados sobre o excedente, o que nos mostra a participação desigual dos indivíduos na produção, na apropriação e distribuição das riquezas. A desigualdade entre dominadores e dominados foi a condição importante para a origem das cidades. Essa origem não está assentada somente a produção material, mas, também a dominação política e social: a elite governante passa a trocar o excedente de produção por proteção política e militar.