Geografia, perguntado por Usuário anônimo, 9 meses atrás

Você poderá observar que a triangulação (branco + negro + índio = povo brasileiro) sobrevive no imaginário popular. Explique se há desigualdades entre os diferentes grupos étnico-raciais brasileiros. *

Soluções para a tarefa

Respondido por douglasalexandretuzz
2

Resposta:

Partindo da constatação de que as adscrições raciais no Brasil implicam desigualdades sociais que podem ser reunidas de sorte a definir dois grupos populacionais polares, brancos e não brancos, alguns estudos raciais adotam o conceito (não biológico) de raça como categoria sociológica e política ampla. Válida e mesmo imprescindível no âmbito do estudo das desigualdades raciais, a categoria raça, quando transformada em instrumento geral de análise e desiderato normativo, leva a uma compreensão incompleta da formação nacional brasileira, a uma visão objetivista das relações sociais e à redução das identidades sociais a sua dimensão político-instrumental.

Explicação:

Respondido por jkeyeri
2

O branco é visto como superior no Brasil, ou em qualquer outra parte do mundo, uma visão totalmente racista da coisa. O branco têm diversos privilégios e muitos ainda diz que não existe preconceito no Brasil.

O negro sempre foi inferiorizado, desde a escravidão, e no dia a dia é possível vez o quanto eles sofrem na sociedade, muitas vezes não conseguem emprego por sua cor, ou são abordados na rua por não estarem fazendo absolutamente nada. Recentemente foi possível ver uma coisa, infelizmente, comum no dia a dia do negro que foi o caso do menino João Pedro.

Os índios tiveram suas terras invadidas lá em 1500, foram obrigados a largar a própria cultura, a própria língua por causa dos portugueses. E até hoje eles sofrem com esse tipo de coisa, as vezes eles tem o território invadido, em outro momento as pessoas dizem que eles não são índios por usarem da tecnologia atual, fora que eles também não têm as mesmas oportunidades que os povos brancos.

Perguntas interessantes