Pedagogia, perguntado por taniaefcl, 10 meses atrás

Você percebeu que toda lógica societária a qual estávamos acostumados desde o fim do século XX, foi colocada em xeque. A globalização econômica mundial e o avanço do modelo capitalista de desenvolvimento encontrar-se em desaceleramento e “tudo que é solido se desmancha no ar, tudo o que era sagrado é profano, e as pessoas são finalmente forçadas a encarar friamente sua posição social e suas relações mútuas. ”( Karl Marx, Friedrich Engels. Manifesto do partido comunista, 1848). Essa citação de forma geral e teórica carrega enquanto sentido a lógica do pensamento neoliberal e capitalista sobre a aceleração dos mercados mundiais, a globalização, a interdependência planetária, mas que estão sendo obrigadas pela COVID-19 a repensarem suas práticas, pois, aquilo que afirmavam peremptoriamente da impossibilidade de parar a forma de produzir capitalista, de reduzir os contatos, os deslocamentos, tornou-se uma realidade e necessidade.

O momento é de muito desconhecimento e precauções, enquanto a pandemia está sendo enfrentado, lutar pela vida é o imperativo que conduz as ações. Nessa dimensão, convido você a pesquisar nas leituras sugeridas algumas reflexões e pistas para os seguintes questionamentos:

1)Para Boaventura dos Santos, vivemos uma normalidade de exceção resultado do neoliberalismo que faz com que o mundo esteja permanentemente em crise. Nesse sentido quais são as verdadeiras causas da crise que vivenciamos hoje?

2)A pandemia demonstra a fragilidade do humano, por isso, procure responder quais são as atividades atualmente que foram suspensas que você desejaria que não fossem retomadas? Descreva quais as razões pelas quais você considera essas atividades prejudiciais, supérflua, perigosa etc. E, na mesma linha de pensamento, apresente quais outras atividades poderiam ser desenvolvidas ou inventadas a partir dessa nova realidade a qual estamos vivendo?

Soluções para a tarefa

Respondido por jessianelima19
58

Resposta: A verdadeira causa é a desigualdade social, essencialmente da má distribuição da renda, basta uma simples observação sobre a sociedade em que vivemos. O neoliberalismo é a não intervenção do Estado, resgatando as ideias clássicas do liberalismo, a globalização que vivemos atualmente é o resultado do avanço desse discurso político econômico que é o neoliberalismo.

Ao meu ver, creio que nenhuma atividade precise acabar, pois o coronavírus não escolhe vítimas levando em consideração a faixa etária ou social, entretanto, a sociedade levou um "tapa na cara", pois só assim abrimos os olhos para realmente ver como está o mundo atual, densamente povoado por gente e tragicamente vazio de humanidade! É de se lamentar de como a democracia atual, transformou-se de forma tão insana. Onde somente quem tem algum fundo monetário grandioso, tem opiniões válidas. Nessas circunstâncias uma atividade que deveríamos desenvolver mais seria a consultoria, ela é válida para qualquer ramo, pois, continuaria gerando emprego em meio ao caos, dando renda as empresas e levando o sustento para as famílias.

Explicação:

Respondido por thaynnaba
1

Sobre as ideias apresentadas no texto, temos que:

1 - As principais causas da crise que vivemos atualmente diz respeito a desigualdade, a acumularão de riquezas nas mãos de poucas pessoas, a exploração dos recursos naturais, dentre outros.

Importante notar que os autores citados possuem um viés bastante social nos seus estudos tendo em vista que eles acreditam que as diferenças sociais são as bases do problemas do mundo.

2 - A resposta é pessoal. Veja que muitas atividades foram paradas em virtude da pandemia do novo coronavírus. Muitas pessoas sentem saudades das festas que antes eram feitas, outras de eventos. Fale da sua experiência.

Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/2722977

espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas interessantes