História, perguntado por natisoares6169, 3 meses atrás

"Você não sabe o que é racismo!" Um dia, uma amiga minha no Brasil me desautorizou a discutir sobre o assunto. Ela é negra, eu sou branca. Será que ela tem razão? Afinal, é fácil dizer que o Brasil é uma democracia racial e que na Alemanha não existe racismo, se você como indivíduo não sofre discriminação. Era o meu caso – sempre fui tratada muito bem no Brasil. Eu me lembrei dessa frase agora, pois a Alemanha inteira discute sobre racismo. O estopim do debate foi a aposentadoria do jogador Mesut Özil da seleção alemã. A frase dele – "quando ganhamos, sou alemão, quando perdemos, sou imigrante" – mexeu com o país inteiro. O Brasil também se depara com mais um debate sobre racismo. Ele foi desencadeado por uma campanha da rede Boticário para o dia dos pais. O comercial da empresa enfatiza a presença do pai na educação dos filhos e foi lançado em 26 de julho. Nesta quarta-feira (01/08), tinha mais de 113 mil "curtidas", mas outros 17 mil polegares para baixo. O elenco que representa a família na propaganda é composto por negros. A partir desse trecho sobre racismo, analise as afirmativas a seguir: I - Com as penalidades previstas na legislação brasileira, na atualidade, a prática do racismo em nossa sociedade tem gradativamente se reduzido. II - Os xingamentos, humilhações de todo o tipo e violência psicológica são manifestações racistas duras que permeiam no Brasil. III - Não obstante do país de residência, o negro é vítima de racismo em países do primeiro mundo, como Estados Unidos e na maioria do continente Europeu, diferentemente do que ocorre com pessoas brancas, independentes da condição. É correto o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por vitomanoeli
0

O preconceito para com a pessoa indígena, parda, negra ou preta no Brasil está além das palavras, também nelas. As violências são todas, desde o assédio até a violência psicológica. Não é a lei quem deve mudar isto, mas a consciência pessoal e social. A assertiva correta é somente a II.

Violência racial: não há lei que impeça um racista

O sistema de amedrontamento pela lei não irá parar quem deseja cometer um crime. A igualdade étnica e ética em uma sociedade teoricamente democrática não é uma obrigação do estado para com os cidadãos, mas dos cidadãos entre si.

As assertivas I e III estão incorretas porque:

  • I - O racismo não deve ser "gradativamente reduzido", deve ser erradicado e a lei não tem plenas condições para isto somente por ser parte legal da sociedade.
  • III - O preconceito vai além do racismo, sendo que pode haver preconceito em sistemas de castas, sistemas sociais de ricos e pobres, sistemas de grades escolar e por ai em diante, diferenças humanas.

Preconceito e racismo — complemento de leitura: https://brainly.com.br/tarefa/52899951

#SPJ4

Perguntas interessantes