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História Medieval
Aap4 - História Medieval
Informações Adicionais
Período: 18/11/2019 00:00 à 30/11/2019 23:59
Situação:
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1)
Sobre as cidades europeias da Idade Média, analise as afirmativas a seguir:
I) Praticamente não havia cidades, pois o comércio feudal era frágil, sustentado por feiras esparsas.
II) Desapareceram depois das invasões bárbaras, restando pequenas cidades no sul da França.
III) Muitas cidades medievais tiveram seu crescimento relacionado com as grandes feiras.
IV) Algumas cidades italianas, como Veneza, eram importantes comercialmente.
V) As cidades cresceram com o planejamento do poder público e o grande incentivo da Igreja Católica.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
apenas II e V.
b)
apenas III e IV.
c)
apenas I e V.
d)
apenas I e IV.
e)
apenas II, III e IV.
2)
Como uma das consequências da acumulação de riquezas proporcionada pelo crescimento do comércio e da vida urbana, no fim da Idade Média, pode-se citar:
Alternativas:
a)
A decadência do poder absoluto dos reis, contestado pelos filósofos iluministas defensores da democracia.
b)
A organização do movimento cruzadista com o apoio financeiro da burguesia, interessada em comercializar com o Oriente.
c)
A invenção da imprensa, que permitiu maior troca de idéias, inclusive sobre a Igreja Católica, o que contribuiu para a eclosão do movimento reformista.
d)
O fato de que os artesãos ficaram prejudicados quando o comércio interno das cidades nascentes foi atingido pela falta de circulação de moedas, abalando o sistema corporativo.
e)
A concentração de riquezas em poder dos comerciantes, porque a circulação de mercadorias gerava mais lucros que a sua produção, dando origem à fase de acumulação primitiva de capitais.
3)
Sobre a Idade Média Ocidental, podemos afirmar que:
Alternativas:
a)
Conheceu até o século X intensa atividade comercial e urbana, que foi substituída posteriormente pelo predomínio do campo e da produção agrícola de subsistência, realizada nos arredores das cidades.
b)
Apresentou nas várias regiões forte unidade política com os reinos bárbaros, herdada do Império Romano, até o século VIII, ocorrendo, posteriormente, crescente fragmentação até o século XVI.
c)
Teve no início um período de pouca hierarquia social, com privilégio apenas para os setores eclesiásticos, e gradativa ampliação do poder camponês a partir do século XI.
d)
Foi um período de absorções, negações e adequações entre a cultura clerical e a laica, havendo claro predomínio da primeira até o século XII e gradativo crescimento da postura laico-humanista a partir de então.
e)
Representou, nos primeiros séculos, a persistência do politeísmo herdado da tradição greco-romana e, após o século XI, a vitória rápida do protestantismo contra o catolicismo.
4)
No final da Idade Média, nas cidades do Ocidente, os ofícios eram organizados por associações profissionais com forte influência nas atividades econômicas e nas formas de sociabilidade urbanas.
Sobre as Corporações de Ofício, analise as afirmativas a seguir:
I) As primeiras associações profissionais começaram a surgir desde o século IX; eram congregações com forte influência religiosa e tinham por objetivo o auxílio mútuo entre os membros.
II) Na Baixa Idade Média, eram em geral controladas por um colegiado integrado pelos Mestres de Ofício, os quais fiscalizavam o respeito aos regulamentos corporativos, excluindo das decisões os artífices menos qualificados.
III) Seus estatutos previam o controle do tipo de matéria-prima utilizada na produção, a quantidade e a qualidade dos produtos, o preço e as condições de venda das mercadorias, com o fim de evitar a concorrência.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
apenas I.
b)
apenas I e III.
c)
I, II e III.
d)
apenas II
e)
apenas II e III.
Resposta 1b2e3b4e
Soluções para a tarefa
1 - b) apenas III e IV.
Diversas cidades medievais apresentaram crescimento relacionado com grandes feiras. Em que algumas cidades italianas tinham grande importância comercial.
2 - e) A concentração de riquezas em poder dos comerciantes, porque a circulação de mercadorias gerava mais lucros que a sua produção, dando origem à fase de acumulação primitiva de capitais.
A riqueza e o poder concentrado na mão dos comerciantes ocorria devido a circulação de mercadorias que gerava mais lucros do que a produção.
3 - b) Apresentou nas várias regiões forte unidade política com os reinos bárbaros, herdada do Império Romano, até o século VIII, ocorrendo, posteriormente, crescente fragmentação até o século XVI.
A idade média ocidental apresentou forte unidade política nas diversas regiões herdadas no Império Romano.
4 - e) apenas II e III.
No período da baixa idade média, as corporações de ofício eram, comumente, controladas por um colegiado integrado pelos mestres de ofício.
Bons estudos!
Resposta:
Explicação:
Aap4 - História Moderna
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Período: 17/10/2022 00:00 à 03/12/2022 23:59
Situação: Cadastrado
Protocolo:
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1)
“Ao contrário da festa oficial, o carnaval era o fundo de uma espécie de libertação temporária da verdade dominante e do regime vigente, de abolição provisória de todas as relações hierárquicas, privilégios, regras e tabus. Era a autêntica festa do tempo, a do futuro, das alternâncias e renovações.”
O trecho de texto de Mikhail Bakhtin aponta para uma determinada interpretação das manifestações populares, em especial o carnaval, qual seja:
Alternativas:
a)
O carnaval seria um momento no qual as classes dominantes aceitavam de forma espontânea as manifestações de rebeldia das classes populares.
b)
As classes subalternas projetavam o carnaval de forma consciente com o objetivo de contestar o poder classe dos dominantes e promover revoluções sociais.
c)
O carnaval seria uma festa popular que, no contexto cultural de sua época, as classes populares utilizavam também para contestarem o domínio das classes dominantes pelo tempo em que transcorriam as festas.
Alternativa assinalada
d)
Na perspectiva de Bahktin, o carnaval seria um “momento cultural” no qual os papeis sociais se invertiam de forma grotesca com o objetivo de anular as tensões entre as classes.
e)
A hierarquia era atacada, de forma simbólica, pelo carnaval popular, tendo como pano de fundo cultural a crítica à nobreza e ao clero protestante.
2)
“No curto prazo, parece provável que os motins e o ato de fixar os preços anulavam seus próprios objetivos. Os fazendeiros ficavam às vezes tão intimidados que mais tarde se recusavam, durante várias semanas. a levar as mercadorias ao mercado. A interdição do deslocamento dos grãos pelo país provavelmente só agravava a escassez em outras regiões. Embora seja possível encontrar exemplos em que os protestos parecem ter como resultado a queda dos preços, bem como seu oposto, e, mais ainda, encontrar exemplos em que parece haver pouca diferença no movimento dos preços em mercados atingidos por motins ou não, nenhum desses casos — por mais que se perfaça o total ou se tire a média — revela necessariamente o efeito que a expectativa de motins tinha sobre a situação total do mercado.”
Sobre a interpretação de Thompson da cultura popular na Inglaterra no século XVIII, no contexto do texto acima recortado, podemos afirmar:
Alternativas:
a)
O autor elaborou a tese de que havia uma cultura popular de resistência espalhada em várias de suas manifestações.
b)
Thompson demonstra que os motins populares se caracterizaram por uma primitiva consciência de classe.
c)
O autor afirma que havia uma disputa pela hegemonia entre duas concepções políticas na Inglaterra: uma capitalista, definida pelo poder das elites e outra popular, definida por noções democráticas de participação.
d)
A luta entre as classes sociais na Inglaterra do século XVIII tinha como elemento principal a consciência de classe da gentry contra a ausência de consciência dos trabalhadores.
e)
O autor afirma que havia uma disputa pela hegemonia entre duas concepções de economia na Inglaterra: uma capitalista, definida pela busca do lucro e outra popular, definida por noções de moralidade no que diz respeito ao direito de acesso aos alimentos.
Alternativa assinalada
3)
“Portanto, essa era uma cultura de formas conservadoras, que recorria aos costumes tradicionais e procurava reforçá-los. As formas são também não racionais; não apelam para a "razão" por meio do panfleto, do sermão ou do palanque do orador. Elas impõem uma variedade de sanções pela força, o ridículo, a vergonha, a intimidação. Mas o conteúdo ou os significados dessa cultura não podem ser qualificados facilmente de conservadores, porque na realidade social o trabalho se libera cada vez mais, década após década, dos controles senhoriais, paternais, da paróquia e da corporação, distanciando-se da dependência direta em que ficavam a princípio os clientes da gentry. Em consequência, temos urna cultura costumeira que não está sujeita, em seu funcionamento cotidiano, ao domínio ideológico dos governantes. A hegemonia suprema da gentry pode definir os limites dentro dos quais a cultura plebeia tem liberdade para atuar e crescer; mas como essa hegemonia é laica, e não religiosa ou mágica, pouco pode fazer para determinar o caráter dessa cultura plebeia.”
Sobre o conceito de cultura popular, presente no texto, podemos afirmar:
Alternativas:
a)
A cultura popular nunca é conservadora, pois sempre busca contestar o poder das classes dominantes.
b)
O autor relativiza a noção de que interpreta a cultura popular como algo irracional.
c)
A cultura popular é povoada de crenças mágicas e superstições que facilitam o domínio de classe da gentry.
Alternativa assinalada
d)
A cultura popular nunca está subordinada à cultura das elites.
e)
O autor busca entender a racionalidade da cultura popular.
4)
“A máquina a vapor, tornando possível o uso da energia em todos os artifícios mecânicos, em quantidades maiores do que qualquer outra coisa conseguiria realizar no passado, foi a chave para tudo o que ocorreu em seguida, sob o nome de Revolução Industrial. A face do mundo mudou mais drasticamente (e mais rapidamente) do que em qualquer outra época desde a invenção da agricultura, cerca de 10 mil anos antes.”
Sobre os efeitos da invenção da máquina a vapor no século XIX, podemos afirmar:
Alternativas:
a)
A invenção da máquina a vapor possibilitou o aumento da produção artesanal.
b)
A máquina a vapor foi determinante para o progresso da indústria química.
c)
Não há relação entre a invenção da máquina a vapor e outros inventos da Revolução Industrial.
d)
Ela foi determinante também para novas invenções no setor de transportes.
Alternativa assinalada
e)
O aumento da produtividade industrial teve as máquinas a vapor com única causa.
respostas corrigidas pelo AVA
1-C
2-E
3-C
4-D