você, na condição de historiador do direito, deverá produzir uma análise escrita de partes do texto da constituição brasileira de 1824. Em específico, você deverá analisar os seguintes títulos e capítulos dessa constituição:
Soluções para a tarefa
Resposta:A Constituição de 1824 foi criada através de um projeto feito por Dom Pedro I, e aplicada após a dissolução da assembleia constituinte em 1823, ela foi uma consequência direta de disputas entre interesses políticos que cercavam o Brasil após a sua independência.
Dom Pedro I e os portugueses tinham uma grande pedra pelo caminho, os liberais e os conservadores, que representavam as elites e pensavam de formas diferentes.
Diante dessa relevante manifestação política, Dom Pedro I com a ajuda dos portugueses, acaba dissolvendo a assembleia constituinte em 1823 e no ano seguinte impõe seu projeto que se torna a primeira constituição brasileira, sua principal função era dar mais poder a João Pedro I, colocando-o em um posto chamado poder moderador, que ficava acima do poder executivo, legislativo e judiciário.
As características dessa constituição foram a nomeação do Brasil como Império do Brasil, tendo sua carta outorgada e imposta, definindo o Império do Brasil como uma monarquia hereditária e constitucional de um estado centralizado. A igreja ficou ligada ao Estado, e a religião oficial era o catolicismo, mas, ainda sim era permitido o livre culto a outras religiões.
O império era formado por quatro poderes: o executivo, judiciário e legislativo e também o moderador, sendo este último, aquele de maior poder e controlado pelo imperador. As eleições eram indiretas, só podiam votar, aqueles que eram homens livres, maiores de vinte e cinco anos de idade e com renda de mais de cem mil réis por ano. Os carros para os senadores eram vitalícios e só podiam ser ocupados por indivíduos com mais de oitocentos mil réis por ano também.
A Constituição de 1984 definiu quem era cidadão brasileiro, a cidadania era estendida a todos aqueles que tivessem nascido no Brasil, inclusive aos escravizados que tinham sido libertos, também os portugueses, os nascidos em qualquer lugar do império português e que estivesse residindo no Brasil, se tornavam automaticamente cidadãos brasileiros.
Essa Constituição foi imposta, possuía cento e setenta e nove artigos e durou sessenta e cinco anos.
Explicação: