Português, perguntado por Vechiato7, 1 ano atrás

Você lerá o poema: “Quem conta um ponto, aumenta um conto”. Poemas abordam questões sentimentais? Há Possibilidade de apresentar outros temas? Dê exemplos. O título do poema faz você lembrar-se de algum ditado popular? Escreva o que ele significa de acordo com a sua interpretação. Atividade 2- Prática de Oralidade Leia o tema do debate e responda: Que reflexão filosófica esse provérbio convoca? Ele pode causar dano à vida em sociedade? Por que e em quais situações ? Você concorda ou discorda desse provérbio? Por quê? Atividade 3- Prática de Leitura, Escrita e Análise Linguística Após o debate e a leitura do poema “Quem conta um ponto, aumenta um conto”, responda: a-) O que os conceitos presentes no provérbio chinês e na afirmação de Leonardo Boff têm em comum? b-) O que você aprendeu com esses conceitos e de que forma estes conhecimentos podem auxiliá-lo em sua convivência social? Identifique, no poema palavras que terminam com o mesmo som e escreva-as abaixo: Observe o trecho retirado do poema. Que efeitos de sentido esses versos produzem? Depois rápido aprendi Que pleitos por aqui Se vencem aumentando um ponto Que depois vira um conto Observe outro trecho retirado do poema e responda: Eu inocente pensava Que na história contada Alguém um detalhe inventava E ninguém com isso ganhava a-) Considerando que há alterações (invenções) na ordem sintática dos termos na sentença, transcreva o trecho onde isso ocorre. b-) Qual é o sentido da afirmação “ninguém com isso ganhava”, no contexto do poema? Esse sentido também se aplica à vida das pessoas? Comente.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
405

1. Sim, poemas abordam questões sentimentais, mas também há possibilidade de apresentar outros temas, como questões sociais, políticas, econômicas, culturais, etc.

2. Sim, o título do poema faz lembrar o ditado popular "quem conta um conto aumenta um ponto".

> Ele significa que sempre que alguém conta uma história sob o seu ponto de vista acaba aumentando o fato, ou seja, exagerando as informações.

ATIVIDADE 2

Que reflexão filosófica esse provérbio convoca?

A questão ética de distorcer informações e até modificá-las completamente por questões ideológicas.

Ele pode causar dano à vida em sociedade? Por que e em quais situações?

Sim, porque pode distorcer a realidade dos fatos e acabar prejudicando alguém, como acontece com as fofocas e fakenews.

Você concorda ou discorda desse provérbio? Por quê?

Resposta pessoal.

ATIVIDADE 3

a) O que os conceitos presentes no provérbio chinês e na afirmação de Leonardo Boff têm em comum?

Ambos acreditam que as pessoas costumam contar uma história de modo diferente da realidade, modificando, exagerando e escondendo informações.

b) O que você aprendeu com esses conceitos e de que forma estes conhecimentos podem auxiliá-lo em sua convivência social?

Resposta pessoal.

Identifique, no poema palavras que terminam com o mesmo som e escreva-as abaixo:

conto - ponto

compreendia - dizia

mostrou - passou

pensava - inventava - ganhava

aprendi - aqui

modernizou - transformou

cifrão - bordão

Observe o trecho retirado do poema. Que efeitos de sentido esses versos produzem?

As eleições são vencidas por meio das mentiras inventadas por um candidato a respeito do outro.

Observe outro trecho retirado do poema e responda:

a) Considerando que há alterações (invenções) na ordem sintática dos termos na sentença, transcreva o trecho onde isso ocorre.

"Alguém um detalhe inventava"

b) Qual é o sentido da afirmação “ninguém com isso ganhava”, no contexto do poema? Esse sentido também se aplica à vida das pessoas? Comente.

O sentido é de que ninguém se beneficia das mentiras.

Sim, pois a mentira prejudica não só quem é alvo dela, mas também quem a conta, que acaba perdendo a credibilidade.


dasilva1000000: E aí jalves se eu fazer uma questão de 50 pontos você me responde ?
rafaelcdapiedade: KRL GOD DMS SALVO MT OBG
egirlsulista: Salvo a firma cachorro
BurroLeigo: good job
Respondido por RennanAerton
29

1) Os poemas podem apresentar outras questões, sem ser sentimentais. Os poemas podem apresentar temas sociais, temas de amor, temas da vida em geral.

Os poemas não têm uma temática fechada, pois cada autor tem uma opinião diferente sobre um assunto.

Como não é algo fechado, um autor pode falar sobre amor, sobre os seus sentimentos. Mas também pode falar sobre questões ambientais, sobre a fome, desigualdade sociais.

Os poemas de Ferreira Gullar são conhecidos por trazerem uma crítica social, principalmente A Bomba Suja que fala sobre a mortalidade infantil.

Perguntas interessantes