voce ja percebeu que quando vai se servir de um cozidao que acabou de sair do fogo contendo algumas batatas bastante carne poucas vagens temperos etc a batata parece ser de todos os ingredientes o mais quente ?como alguns ingredientes de um prato podem estar mais quentes que outros mesmo sabendo que todos foram cozidos juntos e sairam ao mesmo tempo?
Soluções para a tarefa
Você tem uma duvida maneira aí, sempre se pergunte sobre por que as coisas do cotidiano são como são! Mas indo pra sua pergunta, isso deve ter a ver com o calor específico da batata. Isso é, se ela é fácil ou difícil de esquentar e de esfriar, meu professor costuma dar o exemplo da maçaneta e da porta, quando você toca na maçaneta de metal ela é meio gelada -baixo calor específico-, mas você não sente a mesma coisa na madeira da porta -maior calor específico-, pois metal rouba o calor da sua mão mais fácil que a madeira. Indo pro sopão, a batata pode estar na mesma temperatura que o resto das coisas ali, mas quando você bota ela na boca, ela esquenta a sua boca mais fácil que os outros ingredientes. Mas esse pode ser só um de vários fatores.
Um fator muito importante nas trocas de calor é a superfície de contato, quanto maior a área de contato, mais calor é trocado. A água da sopa circula por dentro dos ingredientes mais esponjosos, e troca mais calor com eles, como a carne que é divida em fibras (fiozinhos) e permite que o líquido circule por alí e troque mais calor com ele, já a batata é uma coisa só, uniforme, e nada circula por alí. Agora, lembre que a sopa fica um tempo alí esquentando e uma hora (mesmo que os ingredientes esquentem em velocidades diferentes por causa dos calores específicos diferentes) tudo fica com a mesma temperatura.
Considerando isso, quando você bota a sopa no seu recipiente e deixa ela esfriar, ela troca calor com o meio externo (mais frio que ela), e perde calor pra ele, o caldo diminuí de temperatura como o esperado, e com isso a carne esfria por completo praticamente junto com ele, mas, como a batata tem essa dificuldade de trocar calor por causa da sua uniformidade, a parte mais interna dela, que tem menor contato com a água, continua quente, ela tá parecendo morna por fora mas quando você corta da até pra ver o vapor subindo, o que acaba te enganando e fazendo você queimar a boca (odeio isso). Mas eu já falei muito e duvido que tenha lido tudo, eu gostaria de ler outras hipóteses da glr daqui e quero saber se você entendeu, qualquer dúvida sobre o que eu falei pode perguntar aqui!