Você já parou para pensar sobre o que é arte? Vamos conversar.
A arte é a representação de uma ideia, de emoções e sentimentos por meio de imagens, sons, movimentos e palavras. A pintura, a escultura, o desenho, a música, o poema, a fotografia, a arquitetura, o cinema, o teatro e a dança são exemplos de expressão artística. O homem sempre usou a arte para se expressar.
Será que podemos dizer que só o ser humano produz arte? Se sua resposta foi sim, você acertou porque ele planeja fazê-la. Imagina, observa, pensa e tem a necessidade de se comunicar, de expressar suas ideias e sentimentos. Somente o ser humano é capaz de criar símbolos. Por exemplo, olhamos para o desenho de uma casa e sabemos que se trata de uma casa, mesmo que não conhecemos uma casa exatamente igual a do desenho, esse é, portanto, um símbolo para casa, qualquer casa. As letras também são símbolos, pois quando lemos a palavra CASA, sabemos do que se trata.
As obras de arte expressa o pensamento, uma visão do mundo e provoca uma forma de inquietação no observador, uma sensação especial, uma vontade de contemplar uma admiração emocionada ou uma comunicação com a sensibilidade do artista. A este conjunto de sensações chamados de experiência estética. Nem sempre essa experiência é ligada unicamente ao prazer, pois, às vezes, ficamos inquietos, pensativos, emocionados, tristes, amedrontados ou assustados. E, muitas vezes, principalmente na atualidade, há artistas que procuram provocar o público, causar choque. O que nos atrai é a sensibilidade do artista, sua imaginação, seu intelecto, sua percepção especial da vida, mesmo quando apresenta aspectos negativos.
1) Somente o ser humano produz arte. Explique essa afirmativa voltando ao texto para reler sobre a capacidade de planejamento e simbolização do ser humano:
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
Resposta:
a arte é tudo aquilo que olhamos e vemos
Respondido por
33
Resposta: O ser humano produz arte pela necessidade se se expressar e transmitir cultura.
Explicação:
marlipaiva970:
obrigada
Perguntas interessantes