Você já parou para pensar que as ligações químicas ocorrentes entre determinados elementos podem dar origem a moléculas que são essenciais para o funcionamento do corpo humano? Sabe-se que a química é uma ciência que está diretamente ligada à nossa vida cotidiana. Mas como? Simples! Através da digestão dos alimentos, os medicamentos que são consumidos, os combustíveis, as tintas, as plantas, o vestuário, os alimentos. Tudo que temos contato apresenta alguma relação com a química, incluindo também o funcionamento do corpo humano, que é química pura. BISPO, Karoline Golfeto. Química e Análises Químicas de Alimentos. Maringá-PR: Unicesumar, 2021. 148p. Alguns elementos químicos por exemplo, Magnésio, Cálcio, Ferro, Potássio, Zinco, são os tão falados minerais, presentes nos alimentos, estes, quando em quantidades adequadas no nosso corpo, proporcionarão a regulação metabólica junto as vitaminas, produção de células, auxiliarão na secreção e produção de hormônios e neurotransmissores, metabolismo ósseo, contração muscular, detoxificação, dentre muitas outras funções referentes a cada um deles. Imagine você como um Nutricionista que atua na área hospitalar e participa de uma equipe multidisciplinar. Você está discutindo um caso clínico com um médico, e ele menciona que os íons sódio, potássio e cálcio são necessários para a condução do impulso nervoso, para a contração muscular e o balanço hídrico. Nesse momento você se pergunta, mas o que são íons, afinal, mesmo? Os íons são definidos como átomos que ganharam ou perderam elétrons. Dessa forma, temos os cátions que apresentam carga positiva e perdem um ou mais elétrons e os ânions, que possuem carga negativa e recebem um ou mais elétrons. Isso ocorre pois segundo a Teoria do Octeto, os átomos apresentam uma tendência de se estabilizarem e ficarem neutros (mesma quantidade de prótons e nêutrons), ou seja, com 8 elétrons na última
""Não trabalho com sistema de venda de Mapas cópia e cola, faço mapas para cada aluno"" Se informe ! Whats 47-99617-9761
Soluções para a tarefa
Resposta:
Mas qual é o tipo de ligação química em que ocorre a perda ou ganho de elétrons, realizada pelos íons, para se estabilizarem? Existem outros tipos de ligações nas quais os átomos podem se estabilizar sem ganhar ou perder elétrons? Essas ligações químicas podem formar moléculas que possuem alguma função no corpo humano? Para se tornar estáveis, os átomos podem realizar algumas ligações químicas como as chamadas, ligações iônicas ou covalentes. As ligações covalentes, consistem em um compartilhamento de elétrons entre átomos, diferente da ligação iônica que envolve o ganho ou perda de elétrons. As ligações covalentes são fundamentais para a estrutura de moléculas que compõem o corpo humano. Quanto maior o número de elétrons compartilhados entre dois átomos, mais forte é a ligação entre eles.
A cerca do exposto acima, e dos conteúdos aprendidos ao longo da Disciplina de Química, é hora de agir! Imagine a seguinte situação hipotética:
Você é um profissional Nutricionista, que apresenta Mestrado em Bioquímica e que trabalha como Professor dessa disciplina, no Curso de Nutrição, em uma Universidade. Diante disso, o tema que você irá ministrar na aula de Bioquímica aos estudantes de Nutrição será átomos, distribuição eletrônica, ligações iônicas e covalentes, temas básicos e introdutórios da química. Para falar a respeito desse tema você terá de apresentar aos alunos do Curso como ocorre a formação das seguintes moléculas: HCl, H20, NaCl, O2, CO2, H2, além da função destas no corpo humano. Segue abaixo o roteiro do que será apresentado em aula:
1 - Considerando os seguintes elementos: H, Cl, O, Na e C , apresente a qual família pertencem e o número atômico da Tabela Periódica que os representam
2- Explique o conceito de ligação iônica e covalente e cite dois exemplos de moléculas formadas através de ligações iônicas e 2 exemplos de moléculas formadas por ligações covalentes.
3- Represente a ligação iônica que ocorre entre os íons do composto NaCl e descreva qual é a função dos íons Na+ e Cl- no corpo humano.
Você pode desenhar a estrutura da ligação em uma folha de caderno/sulfite e fotografar, ou utilizar programas de computador como por exemplo: Paint ou até mesmo as funções disponíveis em seu Word para executar esta etapa da atividade. Lembre-se de anexar a imagem.
4- Represente a ligação covalente das moléculas HCl, H2O, O2, CO2, H2 (fórmula de Lewis e estrutural).
Você pode desenhar em uma folha de caderno ou sulfite e fotografar, ou utilizar programas de computador como por exemplo: Paint ou funções disponível em seu Word para executar esta parte da atividade. Lembre-se de anexar a imagem.
5- Explique qual é a função das moléculas HCl, H2O, O2 no corpo humano e identifique quais são as macromoléculas formadas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio. Lembrando que uma delas também pode ser composta por Nitrogênio.
Explicação:
Se informe ! Whats 47-99617-9761