Você já ouviu falar sobre a fenilcetonúria ? A fenilcetonúria é uma doença autossômica que faz com que o indivíduo não metabolize o aminoácido fenilalanina encontrado em muitos alimentos como carnes de todos os tipos e seus derivados, aspartame (adoçante), leite e seus derivados, etc. A fenilcetonúria é uma doença congênita e sem cura que pode ser detectada no teste do pezinho. Essa doença pode levar a problemas como atrasos no desenvolvimento psicológico, convulsões até a problemas mentais. Se um casal normal para a fenilcetonúria tiver um filho com a doença, podemos chegar a seguinte conclusão: *
a) É uma doença que se manisfesta a todos que portam o gene causador.
b) É uma doença causada por um gene dominante.
c) É uma doença causada por um gene recessivo
d) Não pode ser transmitida de pai para filho.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C
Explicação:
Se um casal normal tiver um filho afetado, o mais provável é que ambos os pais sejam portadores, mas não tenham desenvolvido a doença, portanto:
MÃE Aa - PAI Aa (portadores)
FILHO aa (afetado)
Não pode ser a alternativa A porque sabemos que não é uma doença que se manifesta em todos os portadores, apenas naqueles que apresentam estes alelos em homozigose recessiva. Não é dominante porque não aparece na maioria dos afetados (visto que algum dos pais deveria ser afetado para que fosse verdade), nem é transmitida de pai para filho, uma vez que não é uma doença genética ligada ao sexo e, sim, à um autossômico (para verificar tal argumento, precisaríamos de mais informações familiares, de preferencia, de outros afetados), então assumimos a alternativa C como a correta.