VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NA II-GUERRA MUNDIAL? ESCREVA O QUE VOCÊ SABE
Soluções para a tarefa
Sentido horário, do topo à esquerda: Forças chinesas na Batalha de Wanjialing; forças australianas durante a Primeira Batalha de El Alamein; aviões alemães Stuka na Frente Oriental; forças navais estadunidenses no Golfo de Lingayen; Wilhelm Keitel assinando a Rendição Alemã; tropas soviéticas durante a Batalha de Stalingrado.
Data 1 de setembro de 1939 – 2 de setembro de 1945
Local Europa, Pacífico, Atlântico, Sudeste Asiático, China, Oriente Médio, Mediterrâneo, Norte da África e brevemente na América do Norte e do Sul.
Desfecho Vitória Aliada
Dissolução do Terceiro Reich, do Império do Japão e do Império Italiano
Criação da Organização das Nações Unidas (ONU)
Estabelecimento dos Estados Unidos e da União Soviética como superpotências
Início da Guerra Fria (mais)
Beligerantes
Aliados
União Soviética
Estados Unidos
Reino Unido
China
outros países
França Livre
Polônia
Canadá
Austrália
Nova Zelândia
Iugoslávia
União Sul-Africana
Dinamarca
Noruega
Países Baixos
Bélgica
Checoslováquia
Grécia
Brasil
México
Estados fantoches
Filipinas (1941–45)
Mongólia (1941–45)
...e outros
Eixo
Alemanha
Japão
Itália
outros países
Romênia
Hungria
Bulgária
Co-intervenientes
Finlândia
Tailândia
Iraque
Estados fantoches
Manchukuo
República Social Italiana
França de Vichy
Croácia
Eslováquia
...e outros
Comandantes
Líderes Aliados
Reino Unido Winston Churchill
Flag of the United States (1912-1959).svg Franklin Roosevelt
União das Repúblicas Socialistas Soviéticas Joseph Stalin
República da China Chiang Kai-shek
outros
Líderes do Eixo
Alemanha Nazista Adolf Hitler
Japão Hirohito
Reino de Itália Benito Mussolini
outros
Baixas
Soldados:
mais de 16 milhões
Civis:
mais de 45 milhões
Total:
mais de 61 milhões (1937–45)
...detalhes Soldados:
mais de 8 milhões
Civis:
mais de 4 milhões
Total:
mais de 12 milhões (1937–45)
...detalhes
Disambig grey.svg Nota: Para o livro de Winston Churchill, veja A Segunda Guerra Mundial (Churchill).
A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo — incluindo todas as grandes potências — organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, resultando entre 50 a mais de 70 milhões de mortes.[1]
Geralmente considera-se o ponto inicial da guerra como sendo a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista em 1 de setembro de 1939 e subsequentes declarações de guerra contra a Alemanha pela França e pela maioria dos países do Império Britânico e da Commonwealth. Alguns países já estavam em guerra nesta época, como Etiópia e Reino de Itália na Segunda Guerra Ítalo-Etíope e China e Japão na Segunda Guerra Sino-Japonesa.[2] Muitos dos que não se envolveram inicialmente acabaram aderindo ao conflito em resposta a eventos como a invasão da União Soviética pelos alemães e os ataques japoneses contra as forças dos Estados Unidos no Pacífico em Pearl Harbor e em colônias ultramarítimas britânicas, que resultou em declarações de guerra contra o Japão pelos Estados Unidos, Países Baixos e o Commonwealth Britânico.[3][4]
A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial. Enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) era estabelecida para estimular a cooperação global e evitar futuros conflitos, a União Soviética e os Estados Unidos emergiam como superpotências rivais, preparando o terreno para uma Guerra Fria que se estenderia pelos próximos quarenta e seis anos (1945-1991). Nesse ínterim, a aceitação do princípio de autodeterminação acelerou movimentos de descolonização na Ásia e na África, enquanto a Europa ocidental dava início a um movimento de recuperação econômica e integração política.
Resposta:
Foi um conflito bélico que ocorreu na primeira metade do século XX, envolveu mais de setenta nações, opondo os Aliados às Potências do Eixo. As que lutaram pelos Aliados foram especialmente: França, Grã-Bretanha, Estados Unidos e União Soviética.