Você já ouviu falar em haicai?
Soluções para a tarefa
Resposta:
sim
Explicação:
O haikai, conhecido entre os japoneses e em quase todos os países como haiku, é uma modalidade poética originária do Japão, que prima principalmente por sua brevidade, pela clareza e por ser estritamente objetivo. Estes poemas são construídos com apenas três linhas – na primeira e na ultima aparecem cinco caracteres japoneses, correspondentes as nossas tradicionais sílabas; sete sinais definem a segunda linha. Quase como se fosse uma formula matemática.
Haicais são feitos como um registro breve e sutil de um momento, revelado pela simplicidade daqueles que conseguem apreciar as pequenas coisas. O autor ou poeta não costuma se posicionar no texto, por ser uma descrição do presente, evitando assim comparações, como por exemplo, os sentimentos amor, alegria, tristeza etc.
O objetivo é capturar a essência do local, de modo dinâmico, nas cores, nas estações do ano, na união com a natureza, no momento passageiro que nos remete a eternidade. Mais que inspiração, é preciso meditação, esforço e principalmente percepção para a composição de um verdadeiro Haicai.
Pelo mundo existem vários escritores desse tipo de poema, e dentre os muitos que se destacaram nessa arte, o maior poeta sem duvida foi Matsuo Bashō, do período Edo. Do século 17 (1644-1694), que se dedicou a fazer do haicai uma prática espiritual.