Você já ouviu falar em “cupins-bomba”? Em 2012, cientistas europeus descobriram uma espécie de cupim ( Neocapritermes taracua ), encontrada em florestas tropicais da Guiana Francesa, em que indivíduos da população acumulam toxinas em uma “bolsa” localizada em seu dorso. Além das toxinas, a estrutura acumula cristais sólidos de cor azulada e essa “bolsa” cresce ao longo da vida do inseto. Assim, os membros mais velhos da população podem “explodir” ao serem atacados por predadores, lançando sobre eles os cristais e as toxinas.
Agora responda:
a. A relação entre os cupins de um mesmo cupinzeiro é intraespecífica ou interespecífica?
b. Explique as características dessa interação ecológica.
c. Faça uma pesquisa, em livros e sites da internet, a respeito de outro inseto social. Escreva um texto na forma de reportagem, apresentando dados curiosos a respeito dele.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) A relação entre os cupins e o cupinzeiro é Intraespecífica. Que ocorre quando os animais de uma mesma espécie se relaciona de maneira harmoniosa, quando ninguém sofre prejuízo, ou desarmoniosa, quando algum indivíduo sai prejudicado.
B) Os cupins vivem em sociedade onde cada indivíduo possui sua função especifica. Temos os Operários responsáveis por procurar alimentos, cavar tuneis etc e são compostos por fêmeas e machos estéreis;
Os Soldados responsáveis pela defesa do cupinzeiro, composto por machos e fêmeas que possuam a cabeça grande e mandíbula e patas fortes;
Reis e Rainhas, possuem asas, e são responsáveis por procurarem o local de onde será o ninho.
C) Como exemplo de insetos sociais mais famosos também temos as formigas e as abelhas e as vespas.