Contabilidade, perguntado por brunoborbadf, 10 meses atrás

Você já observou as variações de preços nos ingressos para se assistir a uma partida de futebol? No início do campeonato, os assentos apresentam preços mais atrativos do que numa final de campeonato. Já pensou por que isso ocorre?

A resposta está na elasticidade dos preços. A teoria econômica consagra o estudo da elasticidade como sendo o envolvimento entre duas variáveis, em que a primeira justifica a variação da segunda. Por exemplo, se o preço das passagens aéreas subir 20%, qual será a intensidade da queda na demanda de passagens? Será maior, menor ou igual a 20%?

Por isso dizemos que a elasticidade serve para o estudo da microeconomia, pois auxilia no estudo de impactos individualizados. Outro exemplo: no verão, os consumidores desejam mais água de coco, tendo em vista que o produto é considerado um isotônico natural. Desse modo, se o preço da água de coco subir 50% em janeiro, qual será o aumento na oferta do produto? Será maior, menor ou igual a 50%? Devemos destacar que a elevação do preço estimula os produtores do produto, mas não garante maior oferta, tendo em vista o ciclo próprio de colheita do coco.

Vamos ao desafio!
Retorne ao questionamento em relação ao preço dos ingressos de futebol.
​​​​​​​
a) Considerando a realidade do torcedor (demandante de ingressos), classifique a elasticidade-preço dos ingressos de futebol. Justifique a classificação.

b) Considerando a realidade do clube de futebol (ofertante de ingressos), classifique a elasticidade-preço da oferta de ingressos e argumente sobre a melhor estratégia de venda.

Escreva sua resposta no campo a

Soluções para a tarefa

Respondido por brumec2013
34

Resposta:

Inicialmente, devemos considerar as classificações em relação à elasticidade da demanda e à elasticidade da oferta desse produto: isto é, os produtos podem ser:

- Elásticos.

- Inelásticos.

- Unitariamente elásticos.

Em seguida, devemos responder aos seguintes questionamentos:

- Esse produto cabe no orçamento do consumidor?

- Esse produto é essencial às pessoas? Ou seja, é possível viver sem esse produto?

- Existem outros produtos substitutos no momento?

Com base nisso, vamos às respostas:

a) No início do campeonato, o ingresso de futebol possui demanda elástica, ou seja, a variação percentual na quantidade demandada do produto será maior que a variação percentual no preço. Embora o ingresso tenha preço menor, o produto não é essencial e existem, naquele momento, outros produtos que são concorrentes, por exemplo: cinema, teatro, shopping e o próprio descanso doméstico.

Contudo, numa final de campeonato, o preço tende a subir bastante tendo-se em vista que é um evento único, exclusivo na vida do torcedor, e este tende a fazer sacrifícios orçamentários. Por isso, a elasticidade-preço do ingresso deve ser classificada como inelástica, ou seja, ainda que os preços subam, a quantidade demandada cairá sempre em menor proporção. Isso porque, numa final de campeonato, os torcedores (demandantes) querem viver a experiência, portanto ela se torna essencial naquele momento. Há a tendência de que os torcedores se sacrifiquem financeiramente para pagar o preço de venda. Não existe evento que o substitui, pois paixão não tem preço.

​​​​​​​

b) No início do campeonato, o ingresso de futebol possui oferta elástica, ou seja, a variação percentual na quantidade ofertada do produto será maior que a variação percentual no preço. Em início de campeonato, os torcedores preferem outros eventos ou meios de acompanhar seu time de futebol, por isso o clube demandante de futebol acaba por fazer muitas promoções, investimento em mídias, eventos paralelos para atrair seus consumidores. Por isso a receita de venda pode sofrer muitas variações para o clube de futebol e a venda não está garantida. Todavia, numa final de campeonato, os clubes podem estipular preços maiores, mas infelizmente podem ofertar um número limitado de ingressos, tendo em vista as limitações físicas do ambiente. Por isso, no final do campeonato a oferta é inelástica, ou seja, embora os preços subam, a quantidade ofertada não consegue acompanhar esse efeito. Assim, a receita de venda é garantida e muito boa para o clube, pois existe a facilidade de se esgotarem os ingressos oferecidos.

Por último destacamos que, sendo maior a receita do clube numa final de campeonato e menor no início do campeonato, os clubes acabam por lançar mão do programa Sócio Torcedor, oferecendo descontos e benefícios aos sócios. Essa é uma estratégia que permite ao clube trabalhar antecipando receita ao longo do campeonato, garantindo a execução de suas responsabilidades financeiras.


josineivalmir: PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO é este.
Respondido por makmorales
27

a. Com base na realidade do torcedor, a elasticidade-preço dos ingressos de futebol trata-se da elasticidade-preço da demanda, sendo que há a tendência de maior demanda para preços mais acessíveis, e uma gradual diminuição em função do aumento.

b. A realidade do clube de futebol, o ofertante de ingressos, é de uma elasticidade-preço que vai se contraindo à medida que os ingressos vão se esgotando; à medida que a oferta diminui, o preço se eleva.

Abraços!

Perguntas interessantes