Física, perguntado por Colorful, 1 ano atrás

Você já deve ter observado no céu,ao amanhecer,a famosa estrela d'alva,que ao entardecer é chamada de estrela da tarde.Esse brilho intenso no céu corresponde de fato ao brilho de uma estrela?Justifique.

Soluções para a tarefa

Respondido por luan686
15
Conhecido desde a Antiguidade, o planeta Vênus atrai o olhar do observador mais desatento por ser o astro mais brilhante do céu noturno, descontando-se a presença da Lua. Não possui satélites naturais e por ser um planeta interior, só é visível da superfície da Terra ao amanhecer, acima do horizonte leste ou ao anoitecer, para os lados do oeste. Por esse motivo, é conhecido como a estrela d'alva, a estrela matutina, a estrela vespertina, a estrela do pastor, nomes, em parte, impróprios, pois Vênus não é uma estrela, mas um simples planeta do Sistema Solar.

Em 1610, o astrônomo italiano Galileu Galilei (1564-1642), por meio de sua pequena luneta, descobriu que o planeta exibe fases como a Lua: quando Vênus encontra-se entre a Terra e o Sol exibe a fase de nova. Nessa situação, embora esteja o mais próximo possível de nós, não pode ser observado, pois o hemisfério voltado para a Terra não é o iluminado pelo Sol.

Quando passa pela fase de cheia também não pode ser visto por encontrar-se "atrás" do Sol para um observador terrestre. Assim, pode ser observado apenas quando passa pela fase de crescente ou de minguante.

A uma distância média de 108 milhões de km, Vênus é o segundo planeta por ordem de distância ao Sol e emprega cerca de 225 dias para completar uma translação.



resumindo: não é uma estrela e sim um planeta.
O brilho intenso de Vênus deve-se à reflexão da luz solar pelas nuvens de sua densa atmosfera.
Perguntas interessantes