Biologia, perguntado por nitailugh24, 1 ano atrás

Você irá viajar para La Paz, capital da Bolívia, para visitar o deserto de sal. Por ser curioso, foi pesquisar informações sobre a cidade e uma rápida pesquisa no Google retornou a seguinte informação:

“La Paz, na Bolívia, é a capital administrativa mais alta do mundo e está situada no Altiplano dos Andes, mais de 3.500 m acima do nível do mar.”

Ao perceber o nível de altitude da cidade se lembrou de já ter ouvido falar de baixa oferta de Oxigênio em grandes altitudes e com mais uma pesquisa encontrou a informação.

“A pressão atmosférica é menor. Isso deixa o ar mais rarefeito e menos oxigênio circula. Quanto mais alto, pior...”
Por já ter estudado Biologia, elabore uma hipótese do porquê seus pais resolveram fazer esta viagem começando pela cidade de Santa Cruz de La Sierra que fica ao 416m do nível do mar. Em sua hipótese evidencie quais sistemas, o tecido e quais células participarão deste impacto de altitude. Quais as consequências acontecerão caso seus planos mudem e você saia do RJ diretamente para La Paz?

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigosr12
0

  A viagem deve começar em uma altitude não tão elevada para que se sinta menos os efeitos da baixa concentração de oxigênio na atmosfera.

  Quanto maior a altitude, mais rarefeito a atmosfera se encontra, o que significa menor quantidade de oxigênio disponível para nossa respiração.

  Essas quantidades menores de O2 afetam todos os nossos sistemas, principalmente o respiratório (que é o responsável por adquirir o oxigênio, inspirando-o), o muscular (que é o que se sentirá mais fadigado devido à falta de O2) e o sanguíneo, que é o carreador do oxigênio pelos tecidos.

  Logo, iniciar a viagem em uma altitue nem tão elevada é essencial para que o organismo vá se acostumando e vá produzindo mais moléculas de hemoglobina.

  Isso permite um melhor aproveitamento do oxigênio presente na atmosfera.

  Caso fossem diretamente do Rio de Janeiro para La Paz, que possui uma altitude muito elevada, os efeitos seriam muito intensos, podendo provocar alterações patológicas no organismo.

Perguntas interessantes