Informática, perguntado por thiagohenrique0830, 6 meses atrás

Você irá implementar o jogo Pedra-Papel-Tesoura-Lagarto-Spock. O usuário digitará uma letra
representando sua jogada e o computador sorteará uma jogada. Ambas serão exibidas na tela
e seguidas de uma mensagem informando se o jogador venceu, empatou ou perdeu. Você
deverá entregar o código-fonte com o programa funcionando. Perguntas teóricas podem ser
respondidas como comentários antes do início do programa.

• Pedra esmaga o lagarto;
• Papel embrulha a pedra;
• Papel refuta o Spock;
• Tesoura corta o papel;
• Tesoura decapita o lagarto;
• Lagarto envenena o Spock;
• Lagarto come o papel;
• Spock vaporiza a pedra;
• Spock quebra a tesoura.

Para auxiliá-lo(a) nesta jornada, que envolverá bibliotecas e funções que você ainda não
conhece, siga o roteiro abaixo


#include
#include
#include
int main()
{
char computador, jogador;
int sorteio;
srand(time(NULL));
sorteio = rand() % 5;
printf("(R)ocha-(P)apel-(T)esoura-(L)agarto-(S)pock\n");
printf("Digite a sua jogada: ");
jogador = getchar();
getchar();
return 0;

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielstuchi22
1

Resposta:

#include <time.h>

#include <stdio.h>

#include <stdlib.h>

#include <string.h>

/*

Você irá implementar o jogo Pedra-Papel-Tesoura-Lagarto-Spock. O usuário digitará uma letra

representando sua jogada e o computador sorteará uma jogada. Ambas serão exibidas na tela

e seguidas de uma mensagem informando se o jogador venceu, empatou ou perdeu. Você

deverá entregar o código-fonte com o programa funcionando. Perguntas teóricas podem ser

respondidas como comentários antes do início do programa.

• Pedra VENCE o lagarto;

• Papel VENCE a pedra;

• Papel VENCE o Spock;

• Tesoura VENCE o papel;

• Tesoura VENCE o lagarto;

• Lagarto VENCE o Spock;

• Lagarto VENCE o papel;

• Spock VENCE a pedra;

• Spock VENCE a tesoura.

*/

int main(){

int escolha_jogador, escolha_computador;

char resposta[4];

do{

//jogador

 printf("-------------------------------\n");

 printf("1 - PEDRA\n2 - PAPEL\n3 - TESOURA\n4 - LAGARTO\n5 - SPOCK\n");

 printf("-------------------------------\n");

 printf("Escolha uma opcao: ");

 scanf("%d", &escolha_jogador);

 printf("-------------------------------\n");

 switch(escolha_jogador){

   case 1:

   printf("\nVoce escolheu: PEDRA\n");

   break;

   case 2:

   printf("\nVoce escolheu: PAPEL\n");

   break;

   case 3:

   printf("\nVoce escolheu: TESOURA\n");

   break;

   case 4:

   printf("\nVoce escolheu: LAGARTO\n");

   break;

   case 5:

   printf("\nVoce escolheu: SPOCK\n");

   break;

   default:

   printf("\nOpcao invalida!\n");

   break;

 }

//computador

 srand(time(NULL));

 escolha_computador=("%d", rand() % 5+1);

 switch(escolha_computador){

   case 1:

   printf("O computador escolheu: PEDRA\n");

   break;

   case 2:

   printf("O computador escolheu: PAPEL\n");

   break;

   case 3:

   printf("O computador escolheu: TESOURA\n");

   break;

   case 4:

   printf("O computador escolheu: LAGARTO\n");

   break;

   case 5:

   printf("O computador escolheu: SPOCK\n");

   break;

 }

/*

resultado:

• Pedra VENCE o lagarto;

• Pedra VENCE a tesoura;

• Papel VENCE a pedra;

• Papel VENCE o Spock;

• Tesoura VENCE o papel;

• Tesoura VENCE o lagarto;

• Lagarto VENCE o Spock;

• Lagarto VENCE o papel;

• Spock VENCE a pedra;

• Spock VENCE a tesoura.

*/

 if(escolha_jogador == escolha_computador){

   printf("\nEMPATE!\n");

 }

 else if(

 (escolha_jogador == 1 && escolha_computador == 3) ||

 (escolha_jogador == 1 && escolha_computador == 4) ||

 (escolha_jogador == 2 && escolha_computador == 1) ||

 (escolha_jogador == 2 && escolha_computador == 5) ||

 (escolha_jogador == 3 && escolha_computador == 4) ||

 (escolha_jogador == 3 && escolha_computador == 2) ||

 (escolha_jogador == 4 && escolha_computador == 5) ||

 (escolha_jogador == 4 && escolha_computador == 3) ||

 (escolha_jogador == 5 && escolha_computador == 1) ||

 (escolha_jogador == 5 && escolha_computador == 3)

 ){

   printf("\nVOCE VENCEU!\n");

 }else{

   printf("\nVOCE FOI DERROTADO!\n");

 }

   printf("-------------------------------\n");

   printf("\nDeseja jogar novamente? <sim/nao>\n");

   scanf("%s", &resposta);

   system("cls");

 }while(strcmp(resposta, "sim") == 0);

return 0;

}

Eu fiz com as opções de 1 a 5. Se ele realmente quiser que a escolha seja feita a partir das letras das opções me avise aqui que eu mudo o código.

Anexos:

thiagohenrique0830: Ele realmente quer com a escolha das letras,e ainda quer que o programa indique quem venceu o jogo
thiagohenrique0830: Preciso entregar hoje,quem puder me ajudar eu agradeço.
Perguntas interessantes