Português, perguntado por analufiguei, 1 ano atrás

Você irá analisar a letra de “Pivete”, uma composição de Chico Buarque de Hollanda e Francis Hime. Procure escutar uma gravação dessa canção: preste atenção ao ritmo e às imagens que lhe vêm à mente. Provavelmente você formará uma imagem do pivete, isto é, o garoto cujas ações costumeiras são descritas na música. Pivete Monsieur have money pra mangiare No sinal fechado Ele vende chiclete Capricha na flanela E se chama Pelé Pinta na janela Batalha algum trocado Aponta um canivete E até Dobra a Carioca, olerê Desce a Frei Caneca, olará Se manda pra Tijuca Sobe o Borel Meio se maloca Agita numa boca Descola uma mutuca E um papel Sonha aquela mina, olerê Prancha, parafina, olará Dorme gente fina Acorda pinel Zanza na sarjeta Fatura uma besteira E tem as pernas tortas E se chama Mané Arromba uma porta Faz ligação direta Engata uma primeira E até Dobra a Carioca, olerê Desce a Frei Caneca, olará Se manda pra Tijuca Na contramão Dança para-lama Já era para-choque Agora ele se chama Airtão Sobe no passeio, olerê Pega no Recreio, olará Não se liga em freio Nem direção No sinal fechado Ele transa chiclete E se chama pivete E pinta na janela Capricha na flanela Descola uma bereta Batalha na sarjeta E tem as pernas tortas (Chico Buarque de Hollanda e Francis Hime. CD Paratodos, 1993.) Chico Buarque compôs muitas canções dando destaque a grupos marginalizados da sociedade, como os menores abandonados, as prostitutas e os travestis. Nelas, o compositor aborda o universo e a linguagem dessas pessoas. Denomina-se pivete ao menino que vive nas ruas, praticando roubos ou realizando serviços a mando de ladrões. Em geral, pivetes não contam com a proteção de uma família, não frequentam escola e vivem por conta própria, sem que ninguém se responsabilize por sua educação, integridade física e psicológica. Carioca, Frei Caneca, Tijuca, Borel são locais conhecidos da cidade do Rio de Janeiro. Preste atenção à melodia (se conseguir ouvir uma gravação), à extensão dos versos e aos verbos que indicam ação (como pinta, capricha, descola, zanza etc.). Esses elementos sugerem o ritmo das ações e do deslocamento do pivete pelas ruas da cidade. Como você caracterizaria esse ritmo?

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
36

Olá,

Na canção "Pivete" de Chico Buarque de Hollanda pode-se perceber os vários elementos sugerem o ritmo das ações e do deslocamento do pivete, que aparentemente está sempre em um ritmo acelerado, frenético, que não para, sempre está em movimento, seja trabalhando, andando ou praticando furtos.

O garoto sai da Tijuca, vai para a praia, sobe o morro, ou seja, os verbos presentes indicam ação contínua, corroborando com a ideia de que o Pivete de Chico Buarque "jamais para".

Espero ter ajudado!

Respondido por nilidis
7

Resposta:

Explicação:

Olá, tudo bem?

Eu caracterizaria este ritmo como caracterizaria um pivete. Ora mais calmo, ora urgente. Ora dando bandeira, ora escondendo tudo. Ora bom de bola, ora caneleiro. É um ritmo que pode ser frenético mas que é cantado em forma de samba canção. Narra uma história e por isso tem o sobe e desce da própria história como se fosse uma metalinguagem.

Sucesso nos estudos!!!

Perguntas interessantes