Você ingressou recentemente na faculdade e conheceu uma nova categoria de textos: os científicos. Como ao final do curso será necessário elaborar um artigo científico, o currículo inclui uma cadeira destinada a orientar os alunos para que compreendam o que são textos científicos, que características têm e que demandas sua leitura exige. Em uma das aulas dessa cadeira, o professor explica que os textos científicos são dotados de textualidade, condição que permite ao texto ser mais que um simples aglomerado de frases. A textualidade, por sua vez, é formada por diversos elementos, que são, um a um, apresentados pelo professor. Após a explanação, você é convidado a opinar, indicando o elemento sobre o qual o autor tem menor domínio, por ser uma questão que está diretamente atrelada ao leitor.
Qual das alternativas a seguir você indica como resposta?
a)
Coerência.
b)
Coesão.
c)
Intencionalidade.
d)
Aceitabilidade.
e)
Informatividade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a resposta certa é intencionalidade
Explicação: o que me parece mais certo
Resposta: D. Aceitabilidade.
Explicação:
O elemento sobre o qual o autor tem menor domínio é a aceitabilidade, pois se refere à expectativa do leitor de que o texto tenha coerência e coesão, seja útil e relevante. Embora o autor seja o agente responsável por garantir que o texto tenha tais características, ele ainda dependerá da expectativa e da aceitação do leitor. Já os demais elementos estão mais sob domínio do autor, dependendo diretamente de sua atuação:
Coerência: capacidade do texto em fazer sentido, para que possa ser adequadamente interpretado pelo leitor.
Coesão: a utilização apropriada de mecanismos gramaticais e lexicais permitindo a adequada relação entre os elementos de cada frase, das frases entre si e da sequência destas dentro do texto.
Intencionalidade: empenho do autor em construir um texto coerente, coeso, e que atinja o objetivo que ele tem em mente, permitindo que o texto transmita o que ele pretende falar.
Informatividade: capacidade do texto em ter o que dizer e fazer sentido, permitindo que o autor entregue informação ao leitor.