Você, gestor de um hospital de média complexidade, é informado pelo Comitê de Ética do hospital sobre o seguinte caso: Paciente, 94 anos, em seu 54º dia de internação em uma Unidade de Terapia Intensiva devido a um AVC isquêmico. Estava inconsciente, respirando por aparelhos, não respondia a estímulos verbais, porém estava recebendo todo o suporte necessário para sua sobrevivência. Certo dia, a paciente evoluiu para uma parada cardiorrespiratória vindo a óbito. Após a ocorrência, o Comitê de Ética recebeu uma denúncia anônima e nela constava que na noite da morte da paciente, a médica plantonista estava descontrolada e irritada com a superlotação da Unidade de Terapia Intensiva, devido a isso, aplicou intencionalmente uma dose letal de Cloreto de Potássio intravenoso na paciente, e por esse motivo, ela veio a óbito. Considerando a situação-problema, indique qual infração ética foi realizada pela médica? Comente e descreva os tipos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Pode-se notar na situação acima que sérias infrações médicas foram realizadas, haja vista que a aplicação intencional de uma dose letal de Cloreto de Potássio intravenoso na paciente certamemente pode ser considerada como uma infração ética gravíssima.
Diante disso, pode-se afirmar que o código de ética e conduta médica afirmaria que a mesma burlou a seguinte regra: VI - O médico guardará absoluto respeito pelo ser humano e atuará sempre em seu benefício. Jamais utilizará seus conhecimentos para causar sofrimento físico ou moral, para o extermínio do ser humano ou para permitir e acobertar tentativa contra sua dignidade e integridade.
Perguntas interessantes