Você foi recém-contratado (a) por uma indústria de embalagens plásticas para ser o responsável pelo setor logístico. A indústria é de médio porte, atua há menos de 2 anos no mercado e produz diversos tipos e tamanhos de embalagens plásticas, como garrafas, potes, sacos e bombonas.
A empresa nunca se preocupou com questões sobre logística reversa, não havendo nenhum tipo de projeto específico para isso. Frente às novas exigências do mercado sobre a importância do fluxo reverso na atualidade, você será o responsável por implantar a logística reversa da empresa.
Para isso, enquanto o (a) responsável pela logística reversa, você precisa elaborar um projeto que contenha os motivos, significância e etapas para a empresa realizar o fluxo logístico reverso, e para ser apresentado aos sócios da empresa. Diante disso, o seu desafio para solucionar o caso consiste em responder às seguintes perguntas:
1) Primeiramente, defina o que é logística reversa.
2) Qual a importância da logística reversa para a empresa? Em sua resposta aborde sobre os três pontos seguintes: (1) questões ambientais, (2) de custo e (3) de concorrência.
3) Apresente, no mínimo, 03 (três) vantagens para a empresa apresentada no caso, sobre a utilização da logística reversa. Justifique sua resposta.
4) Apresente uma possibilidade para a empresa de como ela pode implantar o processo de logística reversa. Isto é, descreva como a indústria de embalagens poderá realizar a coleta e retorno de seus produtos, e o que ela poderá fazer com tais produtos retornados. Elabore um texto discursivo de 5 a 8 linhas, em média, para responder a essa questão.
5) Elabore uma imagem/figura que demonstre e/ou exemplifique a logística reversa a ser aplicada na empresa, explicando as fases ou etapas que compõem o processo de sua resposta anterior.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Administração de Materiais é o seguimento da administração voltado para o planejamento, organização, coordenação e controle dos meios necessários, ao suprimento de materiais imprescindíveis ao bom funcionamento da organização, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo.
Diz respeito à forma como é gerenciada a parte física das organizações. Seu objetivo é assegurar o fornecimento dos bens necessários à manutenção da operacionalidade da produção.
Explicação:
É um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições.
Deve ser conceituada e estudada como um Sistema Integrado em que diversos subsistemas próprios interagem para constituir um todo organizado, para suprir a organização no tempo e quantidade adequados.