ENEM, perguntado por milenanunes777, 5 meses atrás

Você foi o assistente social contratado para trabalhar nesse CRAS. Após o primeiro mês de trabalho, o gestor da instituição o chama para conversar. O motivo da conversa foi o curso profissionalizante que será oferecido para a população atendida no CRAS

Soluções para a tarefa

Respondido por hreichert1986
0

Resposta:

Padrão de resposta esperado

É necessário conversar com o gestor sobre o papel da política de assistência social no município, assim como o papel deliberativo e fiscalizador do Conselho Municipal de Assistência Social e o papel fiscalizador do Ministério Público sobre a execução das políticas públicas, ou seja, o gestor é impedido, pelas instâncias fiscalizadoras, de agir contrariamente às normas e diretrizes do Sistema Único de Assistência Social.

É necessário que o gestor compreenda que, segundo a Política Nacional de Assistência Social, o SUAS é uma política social cujo objetivo é o de atender a quem dela necessitar, protegendo socialmente a população em vulnerabilidade e risco social. No caso do curso que será oferecido e amplamente divulgado, todos os alunos interessados poderão participar da entrevista, cientes dos critérios de inclusão.

O assistente social precisa persuadir estrategicamente o gestor, falando sobre o risco de denúncia da população aos órgãos competentes, colocando a sua posição política em questionamento. Não concordar com a proposta seria uma atitude de compromisso ético profissional e uma forma de fortalecer a sua gestão, na medida em que as legislações e normatizações são seguidas corretamente, impedindo denuncias e perseguições de cunho eleitoreiro. Isto porque, de nada adiantaria a falta de estratégia e a indignação desgovernada do profissional, tendo que demiti-lo e contratar outro que aceitasse a proposta.

Além da responsabilidade da execução das políticas sociais, o assistente social tem um projeto ético-político que deve ser seguido e que representa um compromisso da categoria com a sociedade em oposição à sociedade capitalista. O assistente social precisa ter claro o seu papel nessa relação das parcerias público-privadas e contar com os mecanismos instituídos legalmente para fazer valer os direitos da população usuária do SUAS.

Explicação:

Perguntas interessantes