Você foi convidado para ser gerente-geral de uma revendedora de material de escritório. Embora a lucratividade estivesse no nível planejado, os proprietários haviam solicitado mais detalhes quanto ao desempenho organizacional mais especificamente, queriam focar a nova estratégia para realizar investimentos financeiros em ferramentas de vendas on-line e, para tal, queriam informações sobre o site e as redes sociais que a empresa utilizava. Assim que assumiu, foi-lhe entregue a lista de indicadores de desempenho (figura abaixo) elaborada anteriormente e utilizada na tentativa de dar uma resposta satisfatória aos proprietários. Diante dessa lista, você utilizaria toda ou apenas parte para realizar a avaliação de desempenho relacionada às redes sociais da empresa? Qual sua justificativa para a decisão? Caso entenda que o apropriado é trabalhar com parte da lista, quais itens você selecionaria e por quê?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Embora todos os indicadores apresentados tenham relação com o desempenho organizacional de maneira geral, os proprietários foram bem claros quanto à estratégia que querem adotar e, para isso, precisam de informações focadas. Por isso, o adequado é não utilizar todos os indicadores da lista, mas apenas parte deles.
Entre os indicadores apresentados, selecionar apenas os relacionados diretamente à estratégia pretendida, pois, assim, seria possível planejar ações direcionadas. Os selecionados seriam taxa de conversão, taxa de rejeição, índice de engajamento e índice de influência social.
Os demais indicadores, embora importantes para o negócio de maneira geral, não correspondem a resultados ligados ao site e às redes sociais da empresa.
Explicação: