Você foi contratado para gerenciar uma empresa na qual a maior parte do serviço são montagens manuais. A empresa não tem nenhum tipo de controle sobre as tarefas e os tempos de produção. Atualmente, não é conhecido o volume possível de ser realizado em um dia de trabalho, e os clientes estão reclamando da qualidade do produto final. Quais seriam suas primeiras ações para começar a gerenciar esse setor de montagem?
Soluções para a tarefa
As primeiras ações para começar a gerenciar esse setor são representadas por:
a) fazer o mapeamento de processos - é fundamental para a verificação de problemas, elaboração de estratégias e apontamento daquilo que pode ser melhorado.
Como exemplo de ferramenta que pode ser usada para o mapeamento dos processos internos, podemos citar: 5W2H.
5W:
What? O que o gestor vai querer fazer?
Why? Porque ele decidiu fazer?
Where? Onde ele vai fazer?
When? Quando ele vai fazer?
Who? Quem vai fazer? O gestor ou os próprios colaboradores?
2H:
How? Como o gestor vai fazer?
How much? Quanto ele pagará/custará?
b) usar ferramentas de eficiência - que, na prática, contribuem para a redução de desperdícios e falhas no setor produtivo. Como exemplo de ferramenta que pode ser usada para tal fim, podemos citar: Seis Sigma.
Espero ter contribuído!
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Explicação:
A primeira coisa a fazer seria dividir as tarefas em pequenas partes e definir o tempo padrão para cada atividade. Depois disso, estabelecer um roteiro (método) de montagens. Teríamos, então, um padrão para começar a controlar. Posteriormente, deveriam ser alocados os melhores homens nas tarefas que melhor executam, o que garantiria, pela repetição, um maior padrão de qualidade e produtividade.