Você foi contratado para fazer parte do quadro de funcionários, tendo como objetivo tornar a organização mais produtiva e consequentemente mais lucrativa para seus acionistas. Você passa a ser o gerente de qualidade na empresa, com total autonomia para a realização desta tarefa.
Considere sua contratação como responsável pela Gestão da Qualidade na empresa e suas principais análises para estabelecer as ações referentes a estratégias de qualidade para obtenção das novas metas estipuladas.
A) Descreva o conceito de qualidade segundo Carpinetti (2016), bem como o conceito utilizado pela ISO.
B) Descreva o conceito de custos de falhas internas na organização e exemplifique-a.
C) A inspeção é um dos fatores relevantes no processo de qualidade, desta forma descreva os tipos de inspeção e sua classificação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A- Segundo Carpinetti (2016), o conceito de qualidade foi ampliado de perfeição técnica em projeto e fabricação para adequação do produto ao uso, a partir da perspectiva do mercado, incluindo outros atributos, mais amplos e não necessariamente com ênfase em desempenho técnico superior. Ou seja, conceito da qualidade indica tendência futura de um produto baseado na satisfação do cliente. A ISO 9001 estabelece requisitos de gestão da qualidade; ou seja, o que deve ser feito para gerenciar a qualidade ao longo do processo para melhorar continuamente, agilizar as operações e reduzir custos. No entanto, cabe a cada organização, no seu seguimento de trabalho ou projeto, definir como implementar os requisitos da norma.
B- Custos de falhas internas são custos que não estão de acordo com os padrões de qualidade identificados em atividades internas, ou seja, na industrialização ou no suporte/serviço, causando prejuízos a empresa.
Exemplos:
Ação corretiva de projeto.
Retrabalho devido às mudanças de projeto.
Sucata devido às alterações de projeto.
Rejeição de materiais comprados.
Acréscimo de horas de trabalho por falha interna etc.
C- Seguindo o processo de qualidade temos dois tipos de inspeção, atributos e varáveis, na qual cada um tem seu próprio seguimento e característica.
Atributos: é aquela em que a unidade do produto é classificada simplesmente como defeituosa ou não (ou o número de defeitos é contado), em relação a um dado requisito ou a um conjunto de requisitos (ABNT, 1985).
Variáveis: é aquela em que uma característica de qualidade em uma unidade do produto é medida numa escala contínua, tal como: quilograma, metros, metros por segundo etc. e o resultado de cada medição é anotado (MIL STD 414).
Explicação:
bom espero ter ajudado