Você foi contratado como técnico de laboratório em uma Universidade. Para organizar o laboratório, você resolveu catalogar as gavetas de componentes eletrônicos. Em um dos armários você encontrou vários transformadores sem etiqueta das características elétricas, ou seja, nesses transformadores você não tem o valor da tensão de entrada e nem o valor da tensão de saída.
No mesmo armário você encontrou outros transformadores com a identificação de 12+12VCA e, olhando mais atentamente, você observou um código na parte inferior desse transformador. Comparando com os transformadores anteriores, você viu que possuem a mesma codificação chegando à conclusão de que se trata do mesmo modelo. Para que você saiba quais dos terminais correspondem ao primário e quais dos terminais correspondem ao secundário, você deve:
a) Medir a resistência dos terminais dos enrolamentos de um lado do transformador e depois do outro lado, sendo que o enrolamento que der a maior resistência será o enrolamento primário e, depois, aplicar 220VCA neste enrolamento.
b) Medir a resistência dos terminais dos enrolamentos de um lado do transformador e depois do outro lado, sendo que o enrolamento que der a menor resistência será o enrolamento primário e, depois, aplicar 220VCA neste enrolamento.
c) Medir a resistência dos terminais dos enrolamentos de um lado do transformador e depois do outro lado, sendo que o enrolamento que der a maior resistência será o enrolamento primário e depois aplicar uma tensão de 12VCA no enrolamento de menor resistência para descobrir se o primário é 127VCA/220VCA, com a utilização de um multímetro.
d) Medir a resistência dos terminais dos enrolamentos de um lado do transformador e depois do outro lado, sendo que o enrolamento que der a menor resistência será o enrolamento primário e depois aplicar uma tensão de 12VCA no enrolamento de menor resistência para descobrir se o primário é 127VCA/220VCA com a utilização de um multímetro.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c) Medir a resistência dos terminais dos enrolamentos de um lado do transformador e depois do outro lado, sendo que o enrolamento que der a maior resistência será o enrolamento primário e depois aplicar uma tensão de 12VCA no enrolamento de menor resistência para descobrir se o primário é 127VCA/220VCA, com a utilização de um multímetro.
Explicação:
A resposta do amigo está incorreta.
Para identificar o primário e o secundário desses transformadores deve-se c) Medir a resistência dos terminais dos enrolamentos de um lado e depois do outro lado, o enrolamento de maior resistência será o primário, depois, aplicar uma tensão de 12 Vca no enrolamento de menor resistência para verificar se o primário tem 127 Vca/220 Vca com um multímetro.
Como se comprovar o transformador com parâmetros desconhecidos?
Para identificar o primário e o secundário de um transformador abaixador laminado (como os utilizados nas fontes lineares), se pode medir com um multímetro com capacidade para medir resistências muito baixas as resistências dos enrolamentos de um lado e do outro.
O enrolamento primário terá sempre maior resistência que o secundário ao ter mais voltas e ser feito com arame mais fino.
Após ter medido os enrolamentos, é possível identificar o primário e o secundário, mas não é recomendável ligar o transformador à rede elétrica, pois não sabemos se ele tem defeitos que possam produzir acidentes ou falhas na rede, tampouco sabemos com certeza se o transformador não identificado é do mesmo modelo que aqueles que possuem identificação.
Uma opção mais segura consiste em aplicar uma tensão de 12 Vca no enrolamento identificado como secundário, e, depois, verificar utilizando um multímetro que a tensão de saída no primário seja de 127 /220 Vca. Se isso acontecer, teremos verificado que os transformadores sem identificação são iguais aos que têm identificação.
Saiba mais sobre os transformadores em https://brainly.com.br/tarefa/23206925
#SPJ2