Você faz parte de uma equipe multidisciplinar - saúde coletiva, que está pesquisando hábitos e sintomas de problemas do sistema digestório em um grupo de 20 trabalhadores (homens) de uma indústria metalúrgica com queixas recorrentes de problemas digestivos. Para identificar o perfil do grupo (problemas mais frequentes), você aplicará o questionário abaixo.
1) Você está cuidando bem do seu sistema digestório?
É preciso atentar para a saúde do nosso sistema digestório. Precisamos identificar certos sintomas e desenvolver hábitos capazes de protegê-lo. A avaliação a seguir foi idealizada para ajudar a identificar seus hábitos e os sintomas associados à saúde do seu trato digestório. Preencha o espaço à esquerda de cada pergunta com S (sim) ou N (não), conforme o caso.
__1. Você está passando, atualmente, por um período de estresse ou tensão maior que o normal?
__2. Você tem história familiar de problemas digestivos (p. ex., úlcera, hemorroidas, azia recorrente, constipação)?
__3. Você tem dor no estômago cerca de duas horas após a refeição?
__4. Você fuma?
__5. Você toma ácido acetilsalicílico com frequência?
__6. Você tem azia pelo menos uma vez por semana?
__7. Você costuma se deitar depois de uma refeição pesado?
__8. Você consome bebida alcoólica mais de duas ou três vezes ao dia?
__9. Você sente dor abdominal, distensão ou gases cerca de uma hora e meia ou duas horas depois de ingerir leite ou derivados?
__10. Você precisa fazer esforço para evacuar?
__11. Você consome menos de 9 (se for mulher) ou 13 (se for homem) copos de água ou outros líquidos por dia?
__12. Você faz no mínimo 60 minutos de atividade física quase todos ou todos os dias (p. ex. caminhadas rápidas, academia, natação, step)?
__13. Sua dieta é relativamente pobre em fibras (lembre-se de que um teor significativo de fibras é proveniente de frutas frescas, legumes, folhas, nozes e sementes, pão integral e cereais integrais)?
__14. Você costuma ter diarreia com frequência?
__15. Você costuma usar laxante ou antiácido com frequência?
Some o número de respostas sim e anote o total. Se o seu escore ficou entre 8 a 15, seus hábitos e sintomas sinalizam risco de futuros problemas do sistema digestório. Atente, particularmente, para os hábitos em que sua resposta foi sim.
Fonte: WARDLAW & SMITH, 2013.
Concluída a tabulação dos 20 questionários ( grupo), as perguntas: 1; 2 (Constipação); 7; 10; 13 e 15 foram as que obtiveram os maiores totais na opção SIM no grupo.
Baseado nesse escore/resultado e no conteúdo trabalhado, faça uma breve orientação para evitar a constipação ao grupo foco.
Soluções para a tarefa
Resposta:
_N_1. Você está passando, atualmente, por um período de estresse ou tensão maior que o normal?
_S_2. Você tem história familiar de problemas digestivos (p. ex., úlcera, hemorroidas, azia recorrente, constipação)?
_N_3. Você tem dor no estômago cerca de duas horas após a refeição?
_N_4. Você fuma?
_N_5. Você toma ácido acetilsalicílico com frequência?
_N_6. Você tem azia pelo menos uma vez por semana?
_S_7. Você costuma se deitar depois de uma refeição pesado?
_N_8. Você consome bebida alcoólica mais de duas ou três vezes ao dia?
_N_9. Você sente dor abdominal, distensão ou gases cerca de uma hora e meia ou duas horas depois de ingerir leite ou derivados?
_N_10. Você precisa fazer esforço para evacuar?
_S_11. Você consome menos de 9 (se for mulher) ou 13 (se for homem) copos de água ou outros líquidos por dia?
_N_12. Você faz no mínimo 60 minutos de atividade física quase todos ou todos os dias (p. ex. caminhadas rápidas, academia, natação, step)?
_N_13. Sua dieta é relativamente pobre em fibras (lembre-se de que um teor significativo de fibras é proveniente de frutas frescas, legumes, folhas, nozes e sementes, pão integral e cereais integrais)?
_N_14. Você costuma ter diarreia com frequência?
_N_15. Você costuma usar laxante ou antiácido com frequência?
Resposta:
A orientação deve destacar: o que é a constipação e características (o difícil ou infrequente esvaziamento dos intestinos nos adultos. É causado pela passagem lenta da matéria fecal no intestino grosso). A melhor forma de tratar a constipação é consumir alimentos ricos em fibras, ingerir bastante líquidos, desenvolver hábitos intestinais mais regulares (hora, tempo) e praticar atividades físicas. E trazer, também, a relação dos bons hábitos alimentares e a qualidade de vida.
Explicação: