Saúde, perguntado por miltonsaraivad98, 9 meses atrás

Você faz parte da equipe de saúde que atendeu, na unidade de pronto atendimento de um hospital, um homem de 52 anos, obeso, fumante ativo e que bebe socialmente.

Ele chegou ao hospital com os seguintes sintomas:

Os exames laboratoriais mostraram que o hematócrito e a ureia estão alterados, e a amilase e as lipases séricas mostraram-se aumentadas.

O paciente refere ter histórico prévio de cálculo biliar, tratado com medicamentos.

Para auxiliá-lo a entender seu quadro clínico, responda:

1 - Qual o possível diagnóstico do paciente?
2 - Quais as possíveis causas de seu problema? Como ele acontece?
3 - Qual a possível evolução do quadro?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por valneianunesdejesus
10

Resposta:

Explicação:

- O paciente apresenta um quadro de pancreatite aguda, que é uma inflamação no pâncreas, com risco de necrose pancreática.

2 - A pancreatite aguda tem como principais causas a doença biliar litiásica e a ingestão abusiva de álcool. O início da pancreatite aguda é frequentemente muito repentina. As lipases e amilases aumentadas são indicativos da doença, juntamente com sintomas como febre, sudorese, dor abdominal que irradia para as costas e febre. Os cálculos biliares são a causa mais comum da pancreatite aguda.

3 - Alguns indicativos clínico-laboratoriais, moleculares e de imagem podem predizer o desenvolvimento da pancreatite aguda grave. Existem alguns indicativos que podem ser determinantes da evolução da doença para a forma mais grave, tais como: obesidade, hematócrito, idade e tabagismo. Hematócrito com valor >44% e ureia sérica >20 mg/dl são fatores de risco para a necrose pancreática.

Perguntas interessantes