História, perguntado por andrevictor8443, 8 meses atrás

Você estudou que a independência de diversos países da América aconteceu por meio de conflitos e guerras a pintura abaixo feita por Georgina de Albuquerque representa uma sessão do conselho do Estado cinco dias antes da proclamação da independência ela expressa algum tipo de conflito? Que hipóteses você consegue elaborar observar a obra para explicar forma como se deu o processo de independência do Brasil? Pode-se afirmar que esse processo contou com a participação da população incluindo os indígenas e os negros??

Soluções para a tarefa

Respondido por barretomotaj
37

Resposta:

resposta:O autor se refere à transferência da família real portuguesa para o Rio de Janeiro. Para ele esse evento colaborou para protelar a independência e, ao mesmo tempo, contribuiu com o desenvolvimento do processo de emancipação política do Brasil. Segundo o autor, a transferência da família real possibilitou que as elites vislumbrassem uma saída amena e sem rupturas para as contradições na relação entre colônia e metrópole. Por outro lado, mesmo que pela via conciliatória, o evento iniciou um caminho sem volta na direção da independência

Explicação:

Respondido por maarigibson
55

A obra "Sessão do conselho do Estado", de Georgina de Albuquerque, mostra vários homens em uma sala, discutindo, e uma mulher sentada à mesa. Existe um clima de tensão na obra, que expressa um conflito, onde as figuras estão tentando chegar a um consenso.

A independência do Brasil foi um movimento da elite, que embora tivesse tornado o país independente, pretendia manter todas as bases sociais e econômicas da mesma forma, sem uma grande revolução, apenas um arranjo político. A independência não contou com a participação da população, muito menos com indígenas e negros.

Leia mais sobre em:

https://brainly.com.br/tarefa/17690733

Anexos:
Perguntas interessantes