Saúde, perguntado por HenriqueMORAIS166, 9 meses atrás

Você está trabalhando em uma clínica local. O seu paciente, o Sr. S., é um homem de 65 anos de idade que você está acompanhando atentamente nessas últimas semanas devido a medidas progressivamente elevadas de sua pressão arterial. Esta manhã, você acaba de registrar uma pressão arterial de 145/105 mm Hg. Decide prescrever um diurético tiazídico e um antagonista dos β-receptores como tratamento anti-hipertensivo. Enquanto tenta escolher entre o atenolol e o propranolol para o Sr. S., você lembra que o diurético tiazídico que irá prescrever tem uma ligação de 98% às proteínas plasmáticas no sangue. Você também considera os seguintes fatos em relação aos dois antagonistas dos β-receptores.
Atenolol Propranolol
Ligação às proteínas plasmáticas 5% 95%
Excreção urinária do fármaco inalterado 85% 1%
Volume de distribuição 39 L 270 L Seletividade β1/β2 β1-seletivo Não-seletivo

De que maneira a ligação diferencial do atenolol versus a do propranolol às proteínas plasmáticas afeta a sua decisão sobre o tratamento deste caso?

A. O atenolol liga-se menos às proteínas, de modo que terá menos capacidade de alcançar os sítios receptores através da circulação.
B. O atenolol liga-se menos às proteínas, de modo que terá menos probabilidade de interferir na ligação do diurético tiazídico às proteínas plasmáticas.
C. O propranolol liga-se menos às proteínas, de modo que terá menos probabilidade de deslocar o diurético tiazídico de seus sítios de ligação às proteínas plasmáticas.
D. O propranolol liga-se mais às proteínas, de modo que terá maior probabilidade de competir com o tiazídico pela sua ligação a seus sítios receptores no órgão-alvo.
E. O propranolol liga-se mais às proteínas, de modo que será necessária a administração de uma dose menor para obter um efeito semelhante ao do atenolol.

Soluções para a tarefa

Respondido por Bkmnr
14

Resposta:

Explicação:O atenolol liga-se menos às proteínas, de modo que terá menos probabilidade de interferir na ligação do diurético tiazídico às proteínas plasmáticas.

Perguntas interessantes