Você está lendo um trecho da famosa obra de William Shakespeare, Hamlet, para uma turma na qual você está dando um curso sobre ética. Num certo ponto da leitura, depara-se com a seguinte fala:
"(...) Que obra de arte fantástica é o Homem: tão nobre no raciocínio, tão vário na capacidade; em forma de movimento, tão preciso e admirável; na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo, o exemplo dos animais. (...)".
Tentando entender mais sobre o assunto, um dos alunos levanta a mão para fazer uma pergunta. Intrigado, o aluno pergunta: quais seria, características típicas do Renascimento? Sabendo que Shakespeare é um dos maiores representantes da literatura renascentista, explique para o aluno três características típicas do Renascimento que comparecem na fala de Hamlet.
Soluções para a tarefa
Resposta: O humanismo, o naturalismo e o racionalismo
Explicação:
O Renascimento é o período da história que serve de ponte entre o período medieval e o período moderno. Dentre as suas principais características, é possível citar o humanismo, o naturalismo e o racionalismo.
O humanismo renascentista representa a passagem da ideia tipicamente medieval de que o homem é um ser pecador e indigno do reino dos céus e a vida mundana não tem valor para a ideia de que essa vida tem valor, bem como a compreensão de que o homem é sobretudo a obra-prima da criação divina. Tal ideia aparece de modo cristalino na fala de Hamlet, que trata o homem como uma “obra de arte fantástica”.
Juntamente com a noção de humanismo e a valorização do homem e da vida mundana (por oposição ao reino dos céus), o Renascimento trouxe aquilo que pode ser chamado de naturalismo renascentista. Dentre outras coisas, tal ideia considera que, assim como o homem, a natureza é uma grande obra de Deus. Tal ideia aparece no trecho final da fala de Hamlet: “a beleza do mundo, o exemplo dos animais”.
Por fim, a propósito do racionalismo, entende-se que há, no Renascimento, o início de um processo de emancipação da razão sobre a fé e uma busca de explicações racionais acerca da realidade, a despeito dos dogmas do cristianismo. A noção do racionalismo aparece no trecho da fala em que Hamlet destaca a nobreza do raciocínio, bem como na afirmação de que, em virtude da faculdade do entendimento, o homem é “como um Deus”.
As três características típicas do renascimento que estão presentes na fala de Hamlet são as seguintes: o humanismo, o naturalismo e o racionalismo.
O renascimento compreendeu um período que teve início no século XIV, na Itália e depois se espalhou por toda a Europa. As principais particularidades das obras renascentistas consistiam no naturalismo, na presença de muitas inovações, contraste alto entre luz e sombra e a abordagem de temas políticos, sociais, econômicos e artísticos.
O renascimento se caracterizava pela busca por valores e por imagens gregas ou romanas clássicas, principalmente, nas questões artísticas e sociais.
As quatro características mais marcantes da cultura renascentista são as seguintes: Naturalismo, Humanismo, Antropocentrismo e Classicismo.
Saiba mais sobre renascimento em: brainly.com.br/tarefa/210478
Bons estudos!