Física, perguntado por hiullarearaujo, 1 ano atrás

você empurra uma pequena bola de metal sobre uma superfície de vidro até que ela adquira a velocidade de 5 m/s e depois a solta.se não houver atrito com a superfície nem resistência do ar,como será o movimento da bola?  

Soluções para a tarefa

Respondido por jorgepurgly
1330
Pelo princípio de inércia a velocidade permanecerá a mesma isto é 5 m/s desde que a superficie seja plana sem nenhum obstáculo.

jorgepurgly: Se a superfície for inclinada, haverá a força da gravidade a ser vencida, assim como o foguete que precisa de combustível para vencer a gravidade da terra. Depois, no espaço ele vai por inércia até o destino.
jorgepurgly: Se houver um obstáculo na frente, obviamente o mesmo ira colidir com o objeto, parando-o ou mudando o seu curso. Compreendeu?
jorgepurgly: Outra coisa, pelo mesmo princípio no caso da bola de metal sobre um vidro o movimento será em linha reta.
hiullarearaujo: sim e na questão mais a frente diz assim: porque ,na pratica ,a bola da questão anterior acaba parando?
jorgepurgly: Por causa das resistências ao movimento como o atrito, Sem ele a bola continuaria em movimento como no espaço sideral. Respondido?
hiullarearaujo: valeu muito obrigado
jorgepurgly: De nada. Espero ter atendido suas expectativas. Uma outra pergunta que o professor poderia ter feito é por que no espaço o movimento é orbital e na terra é uma linha reta. A resposta está em outro princípio da física que diz que matéria atrai matéria na proporção direta das massas e na razão inversa do quadrado das distâncias. Isto explica a lei da gravidade e se a superficie do vidro for inclinada, mesmo com inércia zero, o resultado será outro, certo?
hiullarearaujo: oooooooooooook
jorgepurgly: Uau! Valeu, bye e boa sorte!
hiullarearaujo: obrigada
Respondido por faguiarsantos
124

Olá! Espero ajudar!

Segundo a Primeira Lei de Newton, também chamada de lei da inércia, um corpo em repouso ou em movimento retilíneo uniforme, permanecerá em repouso ou se movendo uniformemente até que seja aplicada um força sobre eles.

Quando um corpo etá em repouso ou em movimento uniforme (sem aceleração) a resultante das forças que atuam sobre ele é igual a zero.

No caso acima, uma força foi aplicada para tirar a bola de metal do repouso, quando ele atingiu uma certa velocidade a força parou de atuar, como o problema informa que não há atrito nem resistência do ar, podemos concluir que a resultante de forças será zero e a bola permanecerá em movimento com a velocidade constante, até que alguma força seja aplicada sobre ela

Perguntas interessantes