ENEM, perguntado por An43249, 11 meses atrás

Você é um novo contratado de um equipe grande em uma empresa e para permanecer no cargo você precisa conquistar a confiança de todos. Mas a equipe em geral era muito apegada ao chefe anterior, demitido antes da sua chegada, como o rapport pode ajudá-lo?

Soluções para a tarefa

Respondido por miriath
3

Resposta:

Neste caso, onde vimos uma transição de liderança, a técnica conhecida como Rapport (base da Programação Neurolinguística - PNL) pode auxiliar o novo líder da organização. Na prática, com o uso do Rapport, o novo líder pode adotar as seguintes ações:

uso da linguagem não-verbal - a postura corporal do novo líder deve passar confiança para os colaboradores. Ainda, é importante ressaltar que o líder deve ter o seu olhar (olho no olho) voltado para cada funcionário;

fazer o uso da comunicação adequada - de início, é importante ouvir atentamente a fala de cada colaborador. Posteriormente, o novo líder pode se comunicar de forma sensata e cautelosa, isto é, usando as palavras certas no momento certo;

ter controle emocional - este aspecto deve ser trabalhado em todos os líderes, uma vez que os colaboradores possuem perfis distintos e precisam ser ouvidos.

Explicação:

Respondido por heloisagoncalves745
0

A linguagem corporal e oral pode ajudar o novo chefe contratado de uma equipe grande para adquirir a confiança de todos por meio do rapport.

Rapport e a transição de liderança

Técnicas de rapport (construção de relacionamento) que podem ser utilizadas pelo novo chefe contratado:

  • Reunião inicial de apresentação: momento propício para as conversas iniciais, e dependendo da personalidade do novo contratado, podem mesmo acontecer brincadeiras e descontrações, já causando boas impressões nos envolvidos;
  • Olho no Olho: olhar nos olhos do interlocutor não é nada invasivo e transmite tratamento personalizado, além disso, em vez de se utilizar apenas de linguagem genérica, o novo líder pode já tentar aprender o nome de todos, e já começar chamá-los como tal;
  • Firmar sua personalidade: e isso começa por se evitar falar em excesso do antigo chefe. Deve-se garantir que o trabalho continuará, mas que a identidade de quem assume o cargo será refletida nos processos.

O caso demonstrado trata da situação de transição de liderança, algo emblemático no mundo corporativo já que mexe com vários processos e requer adaptação de toda a equipe, pois na condição de chefia o novo líder pode alterar aspectos os quais a equipe já estava habituada.

Mais sobre rapport: https://brainly.com.br/tarefa/22448281

Anexos:
Perguntas interessantes