Filosofia, perguntado por marcinhohugo10, 7 meses atrás

Você é um historiador e foi chamado para dar uma palestra sobre o tema Fake News e Política: Como verdades são produzidas. Durante a sua fala sobre a relação entre a história e o levantamento de documentos que comprovam fatos, alguém no público questiona sobre a produção falsa de documentos. De que forma a história em sua relação com os fatos pode ser protegida dessa disputa?

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
9

A história só pode ser protegida da disputa entre partes contrarias através da comprovação da sua veracidade a partir de varias fontes externas, no mais, não há muito o que se fazer.

O fato é que a historia foi escrita pelos que sobreviveram, pelos que venceram as guerras e dominaram outros povos, não há como comprovar de fato que o que está escrito em livros que registram a historia, foi de fato o que aconteceu, além disso, muito documentos se perdem com o tempo, dificultando ainda mais.

Espero ter ajudado!

Respondido por ademirmnjr
2

Resposta:

Padrão de resposta

Explicação:

A história tem meios de garantias em relação aos fatos. Ou seja, o processo histórico se dá por meio de fatos e comprovação deles. Assim, para que conste em um livro de cunho acadêmico uma informação, é preciso que se confirme essa informação com documentos e outras formas de registros. Por isso, os documentos devem ser investigados em sua fonte e veracidade. Ainda que haja a base ideológica de um indivíduo ou um grupo, a verdade factual, por exemplo, sobre a ditadura pode ser desmontada com documentos que comprovam que ela existiu e foi sim uma ditadura. O problema é que muitos cidadãos não estão interessados nos fatos, mas sim em sustentar um ponto frente ao cenário político. Portanto, desmontar argumentos filosóficos, sociológicos e históricos que contradizem um fato pode se mostrar ineficaz frente à narrativa manipuladora política.

Perguntas interessantes