Você é um head Hunter “caçador de talentos” e terá um grande desafio, contratar um diretor geral para uma empresa de alta complexidade. Resolveu inicialmente realizar uma busca no Linkedin e, encontrou alguns possíveis candidatos.
Ao abordar os candidatos, se apresentou e fez uma pergunta inicial para aqueles que concordaram em participar do processo seletivo.
“Em sua função atual qual seu foco de atuação, o que é importante para você”?
Soluções para a tarefa
Para o candidato A) é necessário ter como foco o planejamento bem como a organização, de forma que ela possa atuar com velocidade para que o trabalho se torna mais rápido.
Para o candidato B) é necessário que ele veja o candidato A) como espelho e aplique isso na 2º etapa do processo.
Já, para o candidato C) é bem possível que este associe as características essenciais das quais posem ser usadas dentro de uma startup.
E por último nós temos o candidato D) que deve fazer uso de uma visão sistêmica a qual precisa estar parecendo com o Steve Jobs.
Bons estudos!
Resposta:
a) Meu foco seria a motivação e o planejamento estratégico. A motivação da equipe para um bom relacionamento de trabalho e o cumprimento dos objetivos pessoais de cada um. Na sequência, visando adaptar o produto às necessidades dos clientes com o melhor custo beneficio para ambas as partes.
b) Para a próxima fase, passariam o primeiro e terceiro candidatos, devido a necessidade de estar sempre inovando, numa era de constante evolução, bem como se adaptar às necessidades dos clientes no cenário atual e futuro.
c) O terceiro, numa visão administrativa comportamental, tendo como foco o inter-relacionamento com os colaboradores, suprindo assim a necessidade motivação/produção de forma mais assertiva. E o quarto na visão estruturalista, mantendo o foco na estrutura organizacional com o intuito de atingir os objetivos.
d) Na visão sistêmica, o candidato deverá ter uma visão ampla de todas as teorias, considerando todas as possibilidades com os recursos disponíveis, e o de compreender a situação do cenário atual e projeção do futuro.
Raphael A. R. Gusmão
Explicação:
Para eu fazer essa discursiva, li muitas duvidas de alunos e respostas de como fazer de professores no ambiente virtual. Fiz várias pesquisas externas também sobre startup.
A leitura do livro "Teoria Geral da Administração", entregue pela faculdade aos alunos, tambem foi muito importante.
Deu certo para mim.