História, perguntado por cidamak17, 3 meses atrás

Você é um dos integrantes do programa e uma moradora questionou você sobre a razão de tanta conversa sobre suas vidas e lutas comunitárias, afinal eles queriam apenas aprender a ler e escrever.

Como você explicaria o uso desse método para a moradora?

Soluções para a tarefa

Respondido por fa42ferreira
1

Resposta:

Explicação:A alfabetização não pode se fazer de cima para baixo, nem de fora para dentro, como uma doação ou uma exposição, mas de dentro para fora pelo próprio analfabeto, somente ajustado pelo educador. Esta é a razão pela qual procura mos um método que fosse capaz de fazer instrumento também do educando e não só do educador.


pryg: Deve-se explicar que o método é baseado na Educação Libertadora de Paulo Freire, que acontece na busca coletiva, no diálogo e na investigação de todo o grupo
pryg: As pesquisas sobre o universo temático daquela comunidade geram as palavras que mais definem suas lutas, seus problemas, suas vidas como um todo, ou seja, as palavras que mais aparecem nas conversas informais nas casas, na associação, nos bailes, nas festas comunitárias e nas rotinas de trabalho dos moradores serão as palavras do mundo que irão aprender a ler e escrever, com bastante reflexões sobre a realidade em que vivem.
Respondido por julialiri
0

Uma possibilidade é afirmar que o diálogo somado à compreensão sobre a vida e lutas da comunidade é uma forma de estimular a aproximação entre os integrantes do programa com os alunos. Deste modo, para o programa esta pode ser considerada uma ferramenta didática, que irá reforçar a aprendizagem de leitura e escrita.

Programa de ensino: ferramentas didáticas

  • Escrita: é possível propor que os alunos componham um poema em conjunto falando sobre diversidade.
  • Corpo: uma possibilidade é a proposição que os alunos criem uma sequência coreográfica juntos.
  • Pitura: o professor pode sugerir que os alunos criem uma pintura em conjunto.

Continue estudando sobre leitura em: https://brainly.com.br/tarefa/226076

#SJ1

Anexos:
Perguntas interessantes