Você é um cientista e está estudando uma forma de reproduzir um organismo vivo em laboratório, pelos seus estudos você sabe que alguns componentes básicos são necessários para que a vida seja possível. Escreva quais são esses elementos e ou substâncias básicas para iniciar os seus testes, e como eles estão relacionados com as principais funções orgânicas que você conhece.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Antes de atingir esse objetivo, é preciso conhecer com precisão, por exemplo, o que os cientistas às vezes chamam de “genoma mínimo” – o conjunto essencial de instruções genéticas
1. Os cientistas começam escolhendo a “receita” genética para construir a forma de vida artificial. Depois, montam os genes num cromossomo – um novelo de DNA – e adicionam um marcador, que ajuda a reconhecer a criatura. O marcador, neste caso, é um gene de resistência a antibióticos (em laranja).
2. O passo seguinte é “convencer” uma bactéria qualquer a absorver aquele material genético. A tarefa é menos difícil do que parece, porque esses micro-organismos têm uma tendência natural a absorver DNA alheio.
3. Uma vez engolido o cromossomo artificial, o mais provável é que o micróbio comece a se dividir. Algumas das células-filhas têm o novo genoma, outras ainda são do “modelo antigo”. Os pesquisadores, então, bombardeiam as bactérias da colônia com o antibiótico de sua escolha. Isso deve matar todos os micróbios que não incorporaram o novo DNA
4. Com isso, sobrou só a bactéria com o material genético produzido em laboratório. Parabéns – você acaba de ganhar um micróbio artificial, que poderá realizar as tarefas que sejam mais adequadas ao genoma sintético.