você é professor(a) e percebe que alguns de seus alunos falam algumas palavras erradas, não usam a gramática corretamente, ou utilizam uma linguagem regional. Será que isso é um problema?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Não necessariamente. Se você for professor, com certeza estudou a matéria de linguística na faculdade. Em vista disso, deve ter aprendido que a língua é viva e muito variável. Além disso, você sabe que discriminar alguém pela forma como fala, caracteriza-se em preconceito linguístico. Um conclusão que muitos chegam é que não existe "certo" ou "errado" na forma de se expressar. E sim, "adequado" e "inadequado". Portanto, deve-se orientar os alunos a se atentarem a esse ponto, para que eles possam discernir quando é adequado e quando é inadequado utilizar determinada linguagem. Para eles terem base para isso, os professores tem obrigação de ensinar a gramática corretamente, seguindo a norma padrão.
Explicação:
Existe sim uma norma-padrão, porém nem sempre temos obrigação de utiliza-la minuciosamente, isso varia de acordo com o ambiente em que estamos.