Você é o professor de Geografia, e seus alunos estão sempre animados, desenvolvendo projetos e diversas atividades, chamando atenção da professora Camila. Ela procura você para conversar e pergunta: “como você desperta a participação dos seus alunos?”. Você fala que valoriza o protagonismo dos alunos e o ensino por competências na construção da aula. A professora Camila fala que também faz isso e descreve as aulas que planeja com materiais sobre o conteúdo e como promove questões.
Você explica, então, com um exemplo de atividade que desenvolve com os alunos, o júri simulado. O júri simulado é a atividade final da sua disciplina, na qual você divide os alunos em três grupos: uma parte de defesa, outra parte de acusação e o júri popular. O tema do júri é uma situação-problema, um caso que você elaborou a partir do conhecimento dos alunos pensando em algo que os desafie e que se relaciona com os conteúdos da Geografia. Os grupos de alunos se preparam para o caso, para defendê-lo ou acusar, e o júri popular tem o objetivo de acompanhar as discussões, estudar o caso e tomar uma decisão final. Cada grupo tem tempo de se preparar, estudar e de ter reuniões orientadas por você sobre o processo. Ao final, existe o julgamento, no qual argumentos são apresentados e é tomada uma decisão pelo júri popular.
A professora Camila se interessa muito pela atividade e pede que você lhe empreste seu planejamento. Nesse planejamento, há o plano de aula e sua articulação com a BNCC, ressaltando as competências gerais que se espera serem desenvolvidas.
Diante dessa solicitação, elabore um planejamento que será compartilhado com a professora Camila, apresentando:
a) Um plano de aula com tema de sua preferência a ser trabalhado na atividade apresentada – considere que o plano precisa conter um tema, objetivos, estratégias, atividades, recursos e avaliação.
b) Relação da atividade com as competências específicas para Geografia no Ensino Fundamental, conforme previsto na BNCC.
c) Por fim, comente a forma de ensino da professora Camila, relacionando com a atividade proposta (júri simulado). Quais são as diferenças principais? E o que você indicaria que ela fizesse para estimular a participação dos alunos?
Soluções para a tarefa
Resposta: Padrão de resposta esperado
a) Plano de aula
Deve conter o tema, objetivos, estratégia, atividades, recursos e avaliação. O tema pode variar a partir da articulação entre conteúdo e proposta de situação-problema apresentada. No caso apresentado, pode ser articulado assim:
Plano de aula: preparação para o júri simulado/Geografia
-Tema: Produção energética no Brasil
- Objetivo: Compreender a produção energética baseada nas usinas hidrelétricas, atentando para a complexidade dessa forma de produção de energia.
- Estratégia: Execução de um julgamento com defesa, acusação e júri popular de um caso (situação-problema) relacionado com a temática, favorecendo o debate e a argumentação.
- Atividades: (i) divisão dos alunos em três grupos (defesa, acusação e júri popular); (ii) apresentação do caso (situação-problema) que será julgado; (iii) orientações para a pesquisa dos alunos e elaboração de um documento que contenha os principais pontos argumentativos (da defesa e da acusação).
- Recursos: (i) quadro branco e pincéis; (ii) material impresso contendo o caso; (iii) computadores com acesso à Internet.
- Avaliação: processual e somativa. Participação no desenvolvimento da argumentação e no debate; produção de material argumentativo.
b) Competências gerais da BNCC desenvolvidas com a atividade:
- Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.
- Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.
c) Comentário sobre as aulas realizadas pela professora Camila:
A adoção de metodologias ativas de ensino não é feita sem estudo contínuo do professor e deve ser alinhada às normativas que orientam a atuação pedagógica docente. Dessa forma, é fundamental que o planejamento das atividades e das aulas seja articulado à BNCC, que orienta as competências que devem ser desenvolvidas na Educação Básica na Geografia.
O ensino por competências pode ser contraposto ao ensino por conteúdo; portanto, não basta apenas apresentar materiais com conteúdo e fazer perguntas para os alunos. O protagonismo do estudante deve ser estimulado a partir de concepções didáticas consistentes e metodologias apropriadas. Para a professora Camila, seria adequado indicar o estudo dessas concepções e metodologias e a busca por relacionar sua proposta de aula e de atividades com as competências indicadas na BNCC.
A adoção de metodologias ativas é indicada, nesse caso, desde que seja adaptada à realidade dos alunos.
Explicação: