Você é o gestor de uma rede de lojas e supervisiona os gerentes de cada unidade. Um de seus gerentes vem enfrentando dificuldades no relacionamento com sua equipe. Ao conversar com alguns funcionários, você identifica que Marco tem enviado muitos e-mails com metas, planilhas de desempenho e cobrando resultados. Mesmo assim, sua unidade continua deficitária. Como gestor da área de comunicação interna da empresa, como você poderia auxiliar Marco nesse problema de comunicação?
Soluções para a tarefa
Primeiramente deve - se reconhecer as limitações de cada pessoa, com isso, deve- se partir para solução do problema.
Assim sendo, por meio dessas excessivas cobranças feitas para poucos resultados é sinal de que os colaboradores não estão trabalhando motivados.
Dessa forma, deve - se promover a motivação.
Nesse sentido, deve - se promover benefícios em prol de batimentos de metas, o que irá gerar o cumprimento de metas e prazos.
Bons estudos!
O problema de Marco é bastante comum no meio empresarial e é enfrentado por diversos gerentes e gestores. O que acontece é que Marco, ao enviar e-mails para seus funcionários comunicando metas e planos, está se utilizando da comunicação impessoal, ao passo que a melhor alternativa seria a realização de reuniões face a face, o que poderia fazer com que Marco entendesse as dificuldades enfrentadas pelos funcionários individualmente. A utilização de uma comunicação diádica Interpessoal se tornaria mais efetiva nesse caso do que uma comunicação impessoal, que pode gerar mais ruídos e levar a organização a não atingir o sucesso no seus objetivos. O segredo para uma boa comunicação interpessoal é observar o processo. O emissor precisa preocupar-se em comunicar suas ideias com clareza, ao passo que o receptor precisar dar o feedback para ter certeza de que compreendeu a mensagem.