Filosofia, perguntado por isaluu, 1 ano atrás

Você e o chefe da segurança do país. Existe um trem descarrilhado que pode seguir por dois caminho: No 1* esse trem matará 5 pessoas. No 2* caminho esse trem matará 1* pessoa . O que você decide porquê?,???? Ajuda gente pf

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasdcf
1
Esse é um dilema apresentado por um professor da universidade de Harvard para demonstrar como funciona o pensamento utilitarista. A grande maioria das pessoas escolheria salvar cinco vidas a troco de uma. O pensamento utilitarista afirma que a atitude mais correta é aquela que causa mais felicidade para o maior número de pessoas. Contudo, existe um problema nessa questão: e se multiplicássemos o número de pessoas por 1 milhão? Você mataria 1 milhão de pessoas para salvar 5 milhões? Caso a resposta ainda seja sim, não estamos distantes de pessoas como Hitler que alegavam ter de destruir uma minoria (judeus) para trazer benefícios para uma maioria (alemães). Além disso, o utilitarismo tem outros problemas:
- E se, em um hospital, estiver internado uma pessoa acidentada, mas que ainda tem pequenas chances de sobreviver. Além dessa pessoa existem 5 pessoas, uma delas precisa de um rim, outra de um pulmão, outra de um coração, outra de um fígado e outra de um pâncreas. O acidentado tem todos estes orgãos intactos para doar caso morra. É mais justo esperar por sua morte para salvar cinco vidas ou salvá-lo a troco de cinco vidas perdidas?

- Por último: E se você, chefe de segurança do país estivesse no caminho 2? você daria a sua vida para salvar cinco, ou seria egoísta em nome do seu próprio bem?

Como podemos ver, como todo bom dilema, esta pergunta não tem uma resposta, mas apenas outras perguntas a se fazer.
Perguntas interessantes